20 abril 2024

A Decisão do TEDH (118)

(Continuação daqui)
´



118. José Sócrates


Para mim, o grande momento mediático dos últimos tempos em Portugal foi a entrevista de José Sócrates ontem à CNN: cf. aqui.

Três dias depois de José Sócrates ter sido preso no aeroporto de Lisboa em Novembro de 2014 eu fiz um comentário arrasador em sua defesa no Porto Canal (cf. aqui), e voltei ao tema repetida e semanalmente nos meus comentários seguintes.

Meses depois, era eu que tinha o Ministério Público atrás de mim no processo que agora culminou na decisão do TEDH (cf. aqui).

Nunca tive apreço político por José Sócrates, como é fácil de imaginar. Ele era o português típico vindo directamente da província para Lisboa com a ideia de mudar o país e, se lhe dessem oportunidade, também o mundo: boa figura, bem falante, mal preparado.

Fiz pela justiça e também por ele,  aquilo que nem o seu próprio partido arriscou fazer, como ele próprio agora admite. Fi-lo não apenas no Porto Canal, mas também na imprensa e neste blogue numa altura em que o Ministério Público estava em alta.

Este artigo, escrito no jornal Vida Económica poucos dias após a sua prisão, e reproduzido neste blogue, é hoje para mim um grande orgulho: cf. aqui.

Depois disso, escrevi imenso sobre o seu caso neste blogue. Ele é o exemplo paradigmático da justiça inquisitorial a funcionar em Portugal em pleno século XXI.

Hoje seria fácil fazê-lo porque o Ministério Público caiu em desgraça tal como, exactamente há 50 anos, eu vi a PIDE cair em desgraça.

Resta-me acrescentar que entre mim e o José Sócrates, existe uma diferença considerável. Ele nunca foi condenado, na realidade, nem sequer foi julgado. Pelo contrário, eu fui julgado e condenado, sou um cadastrado (cf. aqui). 

Em breve, irei pedir ao Estado se faz o favor de me descondenar.

(Continua acolá)

Sem comentários: