06 maio 2014

bilhetes para Turim


A crise dos ricos é completamente diferente da crise dos pobres. Apercebi-me deste fenómeno nos anos 80, quando vivia em Nova Iorque.
De cada vez que vinha cá a Portugal, os meus amigos, faziam-me perguntas sobre a “grave crise” que afectava os EUA e surpreendiam-se do meu alheamento desse fenómeno. Em Nova Iorque eu não via crise nenhuma e as notícias da imprensa portuguesa pareciam-me exageradas.
Estudando melhor o problema, cheguei à conclusão de que a crise afectava as pessoas, mas de um modo diferente do que aconteceria em Portugal. Apenas se adiavam investimentos avultados e se deixavam passar as férias em branco, por exemplo. A crise dos ricos é “outra loiça”, pensei.
Olhando para a nossa crise actual (o nosso PIB/ capita é superior ao dos EUA de 80-82) vêm-me à memória algumas recordações dessa altura. A crise agora é não ter dinheiro para comprar bilhetes para ir ver o Benfica a Turim.

2 comentários:

Anónimo disse...

Entrevistaram uma criancinha coitadinha que se lastimou que nao podia comer chocapic todo os dias ao pequeno almoco e que muitas vezes apenas tinha pao.So ah galheta ....

Anónimo disse...

Joaquim! Não está mal visto… eu próprio já tinha pensado no assunto e obviamente lavrei logo uma tese, seguindo os ensinamentos do saudoso PA:
O segredo é baixar as expectativas perante a vida e os outros. Quanto mais baixas forem as nossas expectativas, mais felizes somos. Claro que uma vez enveredado esse caminho, pode não haver fim à vista… Nunca ninguém chegou ao fundo desse escuro abismo… -- JRF