26 março 2009

veio aqui


Uma boa parte da elite americana, sobretudo a que está ligada ao partido democrata, tem origem na costa leste, nos cerca de 400 Km que ligam Boston a Nova Iorque.

A origem do país está largamente em Boston porque foi aí que ocorreu a célebre revolta do chá contra os ingleses. Mais impressionante foi a pressa que as diferentes seitas protestantes tiveram em ganhar a batalha pelos espíritos. Nesta zona do país, praticamente em cada pequena cidade existe uma universidade. Aqui também se encontram algumas das melhores universidades do país, como Harvard ou o MIT (*).

Depois da fundação de Harvard no arredores de Boston, uma seita protestante concorrente fundou Yale, duzentos quilómetros mais ao sul en New Haven, Connecticut. Foi esta concorrência pelos espíritos que produziu o gosto pelas ideias e forneceu padrões intelectuais aos americanos, que hoje estão espalhados um pouco por todo o mundo.
.
É a capacidade para formar instituições de ensino sem licença do Estado que produz a sociedade liberal, tolerante e amiga da discussão das ideias a que o Rui se refere neste post. Em Portugal, essa liberdade iria produzir, em primeiro lugar, uma guerra civil, e não é certo que alguém chegasse a ver no país uma sociedade liberal idêntica à sociedade americana ou inglesa.

(*) Ainda recentemente o governo português veio aqui a Boston, ao MIT, comprar uma verdade qualquer para levar para Portugal.

Sem comentários: