08 março 2009

Direito de resposta: "Força Emergente"


Na sequência deste post relativo ao movimento cívico "Força Emergente", escrito a partir de uma notícia que li n' O Público (edição de 7 de Março, página 6) e no qual estabeleci uma ligação entre o dito movimento e a ala dissidente do Partido Socialista representada por Manuel Alegre, recebi na respectiva caixa de comentários a seguinte resposta que assumo ser da autoria do "Força Emergente" e que agora reproduzo na forma de post (texto editado):

"Caros amigos,

Desculpem tratá-los assim, pois não nos conhecemos pessoalmente, mas alguns de nós temos acompanhado com regularidade o vosso Blogue, assim como temos apreciado a excelente qualidade de muitas das criticas e análises que aí se descrevem. O nosso sincero reconhecimento.

Sobre a Associação Força Emergente gostaria de lhes transmitir o seguinte:

1º Nenhum dos seus membros foi ou está ligado a qualquer actividade politica e mesmo que estivesse não deveria perder a qualidade cívica pela qual pugnamos.

2º Não conhecemos nem nos identificamos com pessoas indecisas, razão pela qual não temos qualquer ligação com Manuel Alegre.

3º O nosso movimento só terá sentido, se de facto conseguirmos fazer passar a mensagem de que o essencial neste momento, é congregar vontades para que o mais rápidamente possivel se consiga um núcleo com credibilidade e força suficiente para enfrentar o sistema politico instalado. Essa força terá de vir daqueles que tal como o Portugal Contemporâneo, desde há muito vêm demonstrando o irrealismo das Politicas assim como vêm dando os alertas necessários para que pelo menos o povo mais esclarecido possa tomar consciência da grave situação em que se encontra o nosso País.

Aceitamos bem o vosso comentário, pois a nossa intervençâo publica é muito recente e todas as dúvidas são legítimas. Para terminar, gostariamos de dizer que teriamos todo o interesse e disponibilidade para em conjunto convosco analisarmos se os objectivos e pontos de vista que temos sobre o País serão porventura complementares e se daí poderá eventualmente resultar alguma coisa util para todos.

Se pretenderem consultar o nosso site www.forcemergente.pt, poderão de alguma forma identificar os nossos propósitos e objectivos. Sabemos que sozinhos não será possivel.

Obrigado por tudo aquilo que de bom têm feito."

Portanto, realizado este esclarecimento, resta-me desejar-vos felicidades nesse exercício de cidadania que agora iniciam. Quero, contudo, deixar-vos o seguinte desafio: tornem públicos todos os nomes dos membros do vosso movimento, pois acredito que isso só fortalecerá a vossa intervenção enquanto grupo cívico.

Sem comentários: