23 maio 2008

gamela

A propósito do aumento das matérias primas e da nossa crise económica (ver aqui e aqui), e por comparação com o que se passa nas economias emergentes, gostaria de afirmar que a social-democracia (ou socialismo democrático?) é um luxo de países ricos.
Países como a Suécia, a Alemanha e até os EUA (inventores do Welfare State), podem redistribuir massivamente riqueza sem comprometer o desenvolvimento económico, porque depois de assegurarem as benesses do Estado Providência ainda sobram meios para investir no desenvolvimento. Portugal não se pode dar ao luxo do socialismo, nesta época da globalização.
Não é necessário recorrermos ao espartano modelo Chinês, mas também não podemos adoptar o modelo Finlandês. Grosso modo, o sector público português não deveria consumir mais do que 30% do PIB e as prioridades do Governo deveriam dirigir-se à segurança da população e à administração da justiça. O sobrante para a educação, saúde e segurança social.
Começa a tornar-se evidente, nesta época que atravessamos, que os portugueses vão começar a disputar a gamela com os países das economias mais pobres do mundo. Abram os olhos!

Sem comentários: