11 fevereiro 2008

cro-magnon

A nossa espécie, o homo sapiens, parece ter surgido em África há cerca de 150.000 anos, na região do Grande Vale do Rift. Daí migrou para a Europa e para a Ásia. O homem de Cro-Magnon, um garboso descendente destas migrações, que viveu na Europa há cerca de 40.000 anos, já era um homem moderno que se vestisse um fato e uma gravata não se distinguiria de nós.
Nas teorias clássicas assumia-se que o homem teria evoluído muito pouco nestes últimos 40.000 anos. Contudo, estudos recentes, de Robert K. Moyses e de Henry C. Harpending, demonstraram o contrário. A evolução da espécie humana acelerou neste período.
Esta evolução acelerada ficou a dever-se ao crescimento demográfico e às migrações que nos expuseram a ambientes tão diversos que forçaram a selecção natural. Postulou-se então que com o desenvolvimento cultural as populações se teriam protegido das condições ambientais e que o processo de selecção natural teria sido travado, mas também esta hipótese estava errada. As populações continuaram a evoluir para se adaptarem às condições de vida propiciadas pelas suas próprias culturas.
Quer isto dizer que afinal o tal homem de Cro-Magnon, tão parecido connosco, talvez sentisse alguma dificuldade em integrar-se na nossa cultura moderna e adoptasse comportamentos ou estilos de vida que, por força da razão, teríamos de considerar marginais.

Sem comentários: