11 fevereiro 2008

vale do rift

O Grande Vale do Rift é uma região que se estende por 5.000 Km, da Síria até Moçambique. O vale resultou do movimento das placas tectónicas africana e arábica, há cerca de 35 milhões de anos.
A sul do Mar Vermelho, que também faz parte desta formação, o Grande Vale do Rift atravessa, ou está próximo, da Etiópia, da Somália, do Uganda, do Ruanda, do Quénia, do Burundi e da Tanzânia.
Nos sedimentos do vale têm sido feitas grandes descobertas arqueológicas. A equipa de Donald Johnson descobriu em 1974, em Hadar (Etiópia), um esqueleto quase completo de uma australopitecos que ficou conhecida por Lucy. Muito mais a sul, mas ainda na região do Rift, Louis e Mary Leakey descobriram, em Olduvai (Tanzânia), artefactos e fósseis de hominídeos com cerca de 2,5 milhões de anos.
Estes achados têm suportado a tese da origem africana da nossa espécie, o homo sapiens, justamente no Grande Vale do Rift.
A maior parte dos países do Vale do Rift não são, porém, afamados por estas descobertas científicas. São afamados, ou melhor mal-afamados, pelos conflitos e guerras civis regionais e porque as condições de vida das suas populações melhoraram muito pouco nos últimos 100.000 anos. A evolução no berço da humanidade não foi muita!

1 comentário:

Anónimo disse...

Your mode of telling everything in this post is in fact nice, all be capable of easily know it, Thanks a lot.



My weblog ... the tao of badass