09 julho 2024

A Decisão do TEDH (264)

 (Continuação daqui)



264. Talvez por causa do signo


Desde o dia 19 de Março, em que foi publicada a Decisão do TEDH, que este blogue deve ser o blogue mais monocórdico que alguma vez existiu. Fala sempre sobre o mesmo tema.

Não obstante, desde essa data as audiências diárias do blogue quadruplicaram e agora batem records dia após dia.

Quando me convenci que não iria conseguir levar por diante a obra do Joãozinho - relativa à construção da ala pediátrica do Hospital de S. João do Porto, uma obra na qual tinha já posto tantos recursos e muito empenho -, devido a uma coalizão de agentes da justiça corruptos - advogados, magistrados do Ministério Público e até juízes -, eu decidi, então, que iria colocar esses recursos e o empenho ao serviço de um outro objectivo que visava o bem-comum - mudar o sistema de justiça do país.

Foi um caminho solitário, que durou anos e que se encontra longe de estar terminado, mas agora já me sinto gratificado porque os primeiros resultados estão aí à vista de todos. O sistema de justiça em Portugal nunca mais será como dantes, e a mudança está a começar pelo sítio certo - o Ministério Público.

Salazar, cujo regime tinha um sistema de justiça impecável, conhecia muito bem as características culturais dos portugueses. Quando um dia lhe perguntaram quais eram os principais defeitos do povo português, ele respondeu que não eram muitos e os principais estavam mesmo à flor da pele. Um deles era a falta de persistência (cf. aqui).

Ora, esse é um defeito que eu não tenho, talvez por causa do signo.

(Continua aqui)

Sem comentários: