26 dezembro 2023

Um passo de gigante (144)

 (Continuação daqui)



144. Bandidos de toga


O Brasil é um Portugal exagerado, tudo aquilo que existe em Portugal existe também no Brasil mas em grande.

Eu estava convencido que a expressão "Criminosos de toga" que nesta série de posts tenho aplicado generalizadamente ao Ministério Público e que, em outras ocasiões, tenho aplicado selectivamente a membros das duas outras corporações do poder judicial, era uma criação minha. 

Estava enganado. 

Desde 2011 que uma expressão equivalente existe no Brasil: "Bandidos de toga" (cf. aqui).

Foi criada pela juíza Eliana Calmon - a primeira mulher juíza do Superior Tribunal de Justiça - quando exercia funções de inspectora judicial, e conceptualiza a mesma necessidade que eu tenho vindo a exprimir neste blogue, a de submeter o poder judicial ao mesmo escrutínio a que são submetidos os poderes legislativo e executivo.

Em Portugal, como no Brasil, e neste levado ao exagero, o principal problema institucional da democracia está no poder judicial. E a corrupção também.

(Continua acolá)

Sem comentários: