21 maio 2022

a esposa


Eduardo Paz Ferreira: "A ideia das finanças sólidas, que remonta a Salazar, voltou a fazer carreira" (cf. aqui).


Não sei onde é que a a ideia voltou a fazer carreira. Enquanto a esposa de Paz Ferreira, Francisca van Dunem, foi ministra da Justiça não fez carreira de certeza.

Primeiro, Salazar nunca toleraria que uma magistrada do Ministério Público, promovida misteriosamente a juíza conselheira enquanto desempenhava funções políticas, fizesse aprovar leis em Conselho de Ministros que aumentavam os vencimentos dos juízes conselheiros (ela incluída) de maneira extraordinária e os punha a ganhar mais do que o próprio primeiro-ministro (cf. aqui).

Segundo, Salazar toleraria ainda menos que a esposa de Eduardo Paz Ferreira se reformasse com a categoria e o vencimento de juíza conselheira sem nunca ter desempenhado essas funções. Escrupuloso como era, Salazar consideraria isso uma burla à Caixa Geral de Aposentações (cf. aqui).

Aquilo que se passou com a esposa de Eduardo Paz Ferreira foi um forrobodó e não tem nada que ver com a ideia de finanças sólidas de que Salazar era, de facto, um adepto: "Não se brinca com o dinheiro dos contribuintes e nenhum governante está autorizado a utilizá-lo em benefício próprio e da sua corporação", podia ser o lema de Salazar. 

E que lema mais bonito. O nepotismo nunca foi tolerado por Salazar. O mesmo não se pode dizer de governantes mais modernos e democráticos.


Sem comentários: