14 maio 2022

Revolta contra o mundo moderno?

Comentário ao excelente contributo do Rui Albuquerque para a compreensão da guerra da Ucrânia

https://observador.pt/opiniao/revolta-contra-o-mundo-moderno/


De que mundo moderno falamos quando falamos do “Mundo Moderno”

Do meu ponto de vista, quando falamos do mundo moderno, atualmente, já não estamos a falar da democracia liberal e capitalista que constituiria o Fim da História.

Estamos a falar de uma grave corrupção do liberalismo e do capitalismo que, liderada pelos EUA, descambou no iliberalismo e no capitalismo de compadrio.

Trata-se de uma deriva que se iniciou no final do século passado, com a discriminação positiva das minorias étnicas, e que se agigantou nos últimos dois anos com a Covid 19.

Os direitos individuais foram totalmente trucidados, com a anuência e o ativismo da direita conservadora. Foi instituída a censura e o cancelamento de vozes discordantes. E centros de decisão política foram “transladados” para organizações burocráticas globais, como a OMS ou o FMI.

Por outro lado, o capitalismo, entendido como o fruto da concorrência entre empresas, cedeu ao “crony capitalism”, criando verdadeiros oligarcas ocidentais à maneira russa.

Apesar da minha grande admiração por um empresário como o Elon Musk, por exemplo, é evidente que a sua fortuna deve muito às políticas e ajudas do Estado norte-americano.

Se eu estivesse sentado no Kremlin, na cadeira do poder, não veria a democracia liberal como ameaça, mas sim o poder desmedido do chamado Deep State dos EUA, a expandir os seus tentáculos pelo mundo.

A pergunta que me colocaria seria muito pouco filosófica e muito mais pragmática:

- Mas afinal quem é que manda na Rússia, somos nós ou são vocês?

Sem comentários: