26 outubro 2020

RESERVA, CHECK-IN e BOARDING

PLANO DE GARANTIA DE SAÚDE

 

 

Proposta da Associação PROSA

 https://associacaoprosa.org

 

 

Apesar do COVID19 não constituir um perigo de vida para a grande maioria da população, é um vírus que, por ter uma mortalidade elevada nos seniores e nas pessoas imunologicamente comprometidas, impõe medidas radicais para a sua proteção.

 

Os autores da Declaração de Barrington, chamam Proteção Focalizada à estratégia de proteção preferencial dos grupos de risco e, neste documento, elencamos os procedimentos que as unidades de saúde devem adotar para garantir a qualidade dos serviços que prestam.

 

Para simplificar e usar uma linguagem clara, recorremos aos princípios de segurança que a saúde tem vindo a assimilar da Aviação Civil:

 

 Lessons from aviation safety: "plan your operation – and operate your plan!"

  • Steven R Schelkun 

Patient Safety in Surgery volume 8, Article number: 38 (2014)

 

O nosso PLANO DE GARANTIA DE SAÚDE tem 3 tempos e consta de:

 

RESERVA, CHECK-IN e BOARDING

 

RESERVA

(refere-se à marcação de consultas ou de outros serviços)

 

 

·      Todas as unidades de saúde devem disponibilizar consultas virtuais e presenciais

·      Todas as consultas presenciais devem ser marcadas online ou por telefone

·      Após ou durante a marcação de uma consulta, o doente deve ter a oportunidade de dialogar com um responsável da instituição para determinar se se justifica uma deslocação à unidade de saúde ou se é suficiente uma consulta virtual (exemplo: renovação de receitas)

 

 

CHECK-IN

(Confirmação da “reserva”)

 

·      Quando é necessária uma consulta presencial, o doente deve ser de novo contactado 2 a 3 dias antes da data prevista, para um check-in

a)     Perguntas sobre sintomas

b)    Temperatura

c)     Medicações

d)    Explicação das medidas a respeitar no hospital

e)    Esclarecimento de outras dúvidas

 

 

BOARDING

(Chegada e entrada na Unidade de Saúde)

 

·       Todas a unidades de saúde devem monitorizar a entrada de doentes

·       Devem disponibilizar material de proteção

·       Devem filtrar os doentes à chegada – por sintomas e contactos

·       Todos os casos que suscitem dúvidas devem prosseguir por um trajecto e procedimentos próprios que podem incluir testes de COVID19 (para a pandemia atual)

 

 

Em paralelo, todas as unidades de saúde devem:

 

·      Manter um programa de desinfeção total

·      Conhecer a extensão local da epidemia e relacioná-la com a área de proveniência dos doentes

·      Comunicar às autoridades todos os casos detetados, tanto do exterior como os contraídos no hospital

 

 

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