09 março 2020

para todas as bolsas

A Ciência Económica, envolvendo a teorização do liberalismo económico e da economia de mercado, faz hoje anos: 244.

O livro fundador da Economia - A Riqueza das Nações, de Adam Smith - foi publicado a 9 de Março de 1776.

Foram, porém necessários, dois séculos e meio para que outro economista, na senda de Adam Smith, descobrisse que o liberalismo económico e a economia de mercado se praticavam dentro do sistema de justiça do seu país, que era suposto ser estatal.

De facto, ele descobriu que no seu país existia um mercado activo de crimes e o segmento dos crimes de ofensas era particularmente próspero.

Os principais agentes do mercado eram advogados, magistrados do Ministério Público e os próprios juízes.

Existia uma entidade certificadora dos crimes - o Ministério Público - que permitia distinguir entre o mercado oficial dos crimes e a candonga.

Havia crimes para todos os gostos e para todas as bolsas (os preços indicados são ask prices, isto é, os preços pedidos pelos vendedores):

-Caloteiro? Preço: 250 mil euros (cf. aqui).

-Politiqueiro? Preço: 50 mil euros (cf. aqui)

-Corrupto? Preço: 150 mil euros (cf. aqui)

-Agente da CIA? Preço: um euro (cf. aqui)

-Imbecil? Preço: 10 102 euros (cf. aqui)

-Palhaçada jurídica? Preço: 50 mil euros (cf. aqui)

-Idiota? Preço: 200 mil euros (cf. aqui e aqui)

-Energúmeno? Preço: 10 mil euros (cf. aqui)

-Vai pró caralho? É o crime mais popular (cf. aqui) e barato, embora na versão alentejana (cf. aqui) seja um pouco mais caro.


Havia mesmo quem, nos momentos mais exuberantes do mercado, pedisse preços exorbitantes de um milhão de euros (cf. aqui).

Havia agentes que tinham enriquecido neste mercado, ao ponto de já disporem de avião privado (cf. aqui).

O avião tornava o mercado mais eficiente, permitindo deslocar rapidamente os crimes de um lado para o outro, de acordo com as oscilações da oferta e da procura.

Este mercado tinha os seus próprios brokers que ofereciam descontos em tempos de crise.  Um dos brokers mais conhecidos era o Papá Encarnação que chegava a oferecer descontos de 95% no mercado oficial (na candonga os descontos chegavam aos 100%). (cf. aqui)

Sem comentários: