27 dezembro 2013

onde está a virtude?


S. Francisco de Assis é uma figura maior do catolicismo, ‹‹uma luz que brilhou no mundo›› (Dante). Repudiou a fortuna familiar e todos os bens terrenos, para prosseguir uma vida de completa pobreza, fundando uma ordem mendicante.
É ainda conhecido pelo seu amor à natureza e a todos os seres vivos. De algum modo, em pleno século XIII (muito antes de se falar em termodinâmica), S. Francisco já compreendia que o mundo é um só e que tem de estar em equilíbrio.
O aspecto que gostaria, contudo, de realçar aqui, é o seguinte: o que aconteceria se toda a humanidade seguisse o exemplo de S. Francisco? Julgo que a resposta é evidente, teríamos de regressar às cavernas, a uma vida ‹‹curta e violenta››.
A população de Assis que se dedicou à agricultura, à indústria e aos negócios, deu um contributo tão válido como o de S. Francisco para o sucesso da espécie. Talvez até mais válido porque criou a relativa abastança que permitiu ao Santo devotar-se à imitação de Cristo.
Já pensaram no que teríamos perdido se Dante, Aquino ou Marco Polo, que são quase contemporâneos do Santo de Assis, lhe tivessem seguido os passos?

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Joaquim,

Neste momento estou a investir fortemente na queda do euro em relação ao USD. Será um bom investimento?
Gostava de ouvir a opinião do Joaquim.

D. Costa

Anónimo disse...

Meu caro, cada macaco no seu galho. Há pessoas que são santas, que são pensadoras, que são artistas (música, imagem, etc). Não quero e nem posso admitir que somos todos iguais. Chiça!
Abraço do eao

Anónimo disse...

Ó srº D. Costa.

Isto não é um blogue de análises financeiras, se é que ainda não deu fé.

Mas desde já posso adiantar-lhe que está a apostar bem. Em termos técnicos, o euro fez um canal ascendente, que é prenuncio de queda "garantida". E já se está a desenhar essa queda.

Entre bem, no eurusd e em 2014.