27 dezembro 2013

o Bem e o Mal


A vida, para os seres humano, é o principal valor. Preservá-la é o Bem e destruí-la o Mal. Não me refiro aqui à vida de cada indivíduo, mas à vida do conjunto dos indivíduos que constituem uma colectividade, uma nação, ou até a própria espécie – o Homo Sapiens.
Na ausência de vida consciente, não existiriam juízos éticos, nem Ética, nem Filosofia. A vida é portanto um fundamento inquestionável da Ética e da Moral. A melhor maneira de a preservar é o melhor código ético.
Gostaria de sublinhar que, na minha opinião (e aqui discordo da Ayn Rand), a sobrevivência da espécie (tribo, família...) é mais importante do que a vida de cada indivíduo. Baseio esta opinião no facto de cada indivíduo, isoladamente, não poder perpetuar a espécie, e ainda na percepção de que quase todos os seres humanos compreendem a necessidade de “dar a própria vida” por causas nobres (estou a pensar em situações de guerra, por exemplo).
A evolução destilou um conjunto de normas éticas (tradição) que procuram precisamente defender a vida. Procuram criar condições para que todos os seres humanos possam “Crescer e Multiplicar-se”. Se não nos multiplicarmos extinguimo-nos e lá se vai a Ética.
De umas centenas de milhares dos nossos antepassados que emigraram de África há 200.000 anos, hoje somos mais de 7 biliões. Este sucesso biológico resulta de praticarmos o Bem, mais do que o Mal.
Se refletirmos sobre o propósito da vida, em termos físicos, também podemos concluir que tivemos sucesso. Uma população maior tem mais capacidade para reduzir o gradiente de entropia solar. Desempenhamos Bem a função que a natureza nos atribuiu.
A biologia já permitia uma avaliação matemática das normas éticas: número de indivíduos, mortalidade infantil, esperança de vida, etc. Agora, a física vai mais longe, permite calcular a entropia que acrescemos ao ambiente, de forma rigorosa.
Por fim, é necessário ter consciência da necessidade de equilíbrios. Reproduzirmo-nos é um Bem, mas esgotar os recursos terrestres é um Mal. O que pretendemos é eternizar a vida da espécie, não é criar condições para o fim da espécie.

Sem comentários: