19 setembro 2013

roda de tractor

A certa altura fomos comprar fruta a um quiosque de rua que existe em S. Martinho do Porto. Eu já tinha explicado à V. que esta era uma região conhecida pela qualidade da sua fruta. Havia muitas variedades. Reparei nuns pêssegos que pareciam uma roda de tractor e perguntei à D. Olinda que pêssegos eram aqueles.

-São do Paraguai, respondeu a D. Olinda.

-Estás a ver, V., um país falido, mas com pêssegos do Paraguai ao preço dos pêssegos portugueses, numa zona produtora de fruta por excelência, e não estamos numa loja Gourmet. Estamos no quiosque de rua da D. Olinda e do senhor Rafael em S. Martinho do Porto.

Perguntei à V. se já tinha provado pêssegos do Paraguai, e ela disse que não.

-Então, vais provar - disse eu, entusiasmado.

E o meu entusiasmo era real. Eu poderia lá passar uma vida sem provar pêssegos em forma de roda de tractor, tendo-os ali mesmo à mão.

7 comentários:

CCz disse...

Não são do Paraguai, são de uma variedade chamada "paraguaias".

Cultivo disso em Coimbra.

zazie disse...

Pois é. São chinesas e nem existem no Paraguai.

Luís Lavoura disse...

Coitada da alemã. Veio a Portugal a querer apanhar sol e, se possível, encontrar um macho latino no calor da idade e, em vez disso, tem que aturar um chato de 60 anos a debitar-lhe teorias.

Que merda de férias.

Emanuel Lopes disse...

São uma porcaria esses pêssegos

zazie disse...

São aqueles pseudo-pêssegos que sabem a água?

Se é isso, é uma grande porcaria.

joserui disse...

Os pêssegos são chineses de origem é verdade... mas foram introduzidos na europa via antiga pérsia... daí o nome científico Prunus persica... esses achatados parecem uma variante da mesma coisa... o mei pai tem aqui uma árvore disso que lhe ofereceram... eu acho que sabem bem. -- JRF

zazie disse...

Então, se calhar, nunca provei esses.