19 setembro 2013

orgulho

Foi durante a viagem para Lisboa, quando eu repisava a ideia de que os portugueses depreciam Portugal e os portugueses, ao passo que os alemães gostam da Alemanha, que a V. me interrompeu para dizer:

-Não é que os alemães gostem da Alemanha. Os alemães gostam dos alemães, têm orgulho nos alemães.

-Pois é exactamente isso. Os portugueses não têm orgulho nenhum nos portugueses, concluí eu.

10 comentários:

joserui disse...

Ter orgulho nos alemães é ter orgulho na Alemanha... aquilo não existe sem alemães (e turcos!) ... -- JRF

Luís Lavoura disse...

De que é que há que ter orgulho? De um povo constituído a 95% por carroceiros das berças ou por filhos ou netos deles?

95% dos portugueses são, no máximo, netos de indivíduos que andavam atrás de carros de bois, vivendo uma vida miserável na qual se entretinham a, pela calada da noite, mudar marcos para roubar meia-dúzia de metros quadrados de terra ao vizinho. Há que ter orgulho em tal povo?

Vivendi disse...

óh lavoura! vá cavar batatas.

zazie disse...

O palhaço tinha orgulho se fosse cavador wiking ou carroceiro inglês.

Fomos nós que ensinámos os ingleses a tomar chá. palerma!

Ainda em Florença ou Pisa comiam com as mãos e já nós usávamos talheres.

muja disse...

Se me não engano, o costume de comer com garfos chegou à ilha pela mesma altura e mesma mão que o chá...

(Viva JRF, muito gosto em o vislumbrar por cá outra vez!)

joserui disse...

Vai-se andando... nunca tirei este blogue nem o Porta da Loja do RSS... mas comentar dá muito trabalho...
Dá sempre para ir mandando umas bocas! :) Abraço! -- JRF

José Lopes da Silva disse...

O Luís Lavoura tinha colocado uma questão pertinente relativamente ao tratamento dado ao presidente nos Estados Unidos. Foi pena, realmente esta contribuição deslocada.

muja disse...

É como eu...

Se bem que tive que fazer um intervalo que aqui há uns tempos isto parecia que se ia "insurgir" de tal forma choviam posts sobre os miltons, aiecos e outros rotebardos...

Agora já está melhor. Tirando o susceptível dr. Joaquim que continua a tentar convencer-se de que é filosofia o que não passa de elucubrações de uma doente mental... Isso e privatizar a polícia. Ahaha!

Já o PA, ultimamente tem tornado a escrever para a neta, e é o melhor que faz.

---

Ó dr. Joaquim, V. deve conhecer as ricas ideias da sua "filósofa" acerca dos homens, mulheres, e suas relações. Mas conhecerá a história dela, e da sua relação em concreto? Se não conhece, devia conhecer...

Anónimo disse...

Boa noite, o senhor podia, por favor, falar por si, não generalizar.

O senhor se identifica essas características negativas e generaliza está a englobar-se, certo? Ou está a dizer que são só os outros?

Mas é verdade que existem pessoas que pensam/agem de maneira oposta? E deixe-me adivinhar, o senhor gostaria que este grupo fosse a grande maioria, para utilizar essa coisa que é a mania das grandezas e generalizar, mas desta vez pela positiva.

O senhor generaliza o grupo que considera maior, ignorando o menor, que, ao que me parece, o menor é o que pensa corretamente e, esse sim, deveria ser comentado, divulgado, porque é esse que precisa fazer escola.

O discurso de generalizar características menos boas é errado. Amigo eu já não generalizo. E não me identifico com essas pessoas que menciona no post. Faço parte de uma minoria, talvéz, mas se o senhor mudar o discurso seremos maioria.

"Os portugueses não têm orgulho nenhum nos portugueses", foi dito por Camões, por Pessoa, por Oliveira, por Arroja.. chega! quando é que vem um esperto que inverte a coisa e começa a dizer o inverso, a divulgar, a demonstrar os exemplos que provam o contrário. O tal grupo mais pequeno que tem de crescer e tornar-se o maior para podermos generalizar e dizer que os Portugueses têm orgulho nos Portugueses!

Hum.. não está a ensinar bem a sua neta!

Pelo que percebo o senhor estuda e tenta identificar aspetos negativos. Faz bem, mas n precisa de os expor, guarde-os para si. Exponha somente os positivos os que fazem escola para que o grupo certo cresça.

cumprimentos

xico da gloria disse...

Toda a gente que leu a posta concordou.. mas excluiu-se

hahahah tolos