03 fevereiro 2013

Teoria da relatividade é na verdade teoria do absoluto

É típico do nosso tempo.

A denominada "teoria da relatividade" estabelece que a velocidade da luz é absoluta seja em que posição relativa (velocidade, etc) estiverem 2 observadores.

Porque raio se denomina "relativa" e porque raio temos que aturar escritos pós-modernos a sugerir que até a física estabeleceu a "relatividade"?

10 comentários:

Francisco disse...

Segundo não me falha a memória, Einstein preferia que a teoria se chamasse teoria da invariância, mas por algum motivo a relatividade pegou melhor.

O termo relatividade penso que advém da teoria prever que observadores medem o mesmo fenómeno (que não seja a velocidade da luz) de forma diferente se tiverem uma velocidade relativa entre eles.

O facto de gente mainstream andar com toda a confiança a relacionar esta relatividade com a relatividade de galileu e com relatividade noutros campos é bastante confrangedor.

Mas o pior de tudo são as apropriações acéfalas da mecânica quântica, serve para tudo: cultos new-age, auto-ajuda, ciências sociais

marina disse...

sei lá , porque é de senso comum que é tudo , aqui na Terra , noutras dimensões não sei ,relativo ao espaço e tempo e os pós modernos têm então de ir buscar a ciência não vá a gente pensar que os tipos não fizeram o famoso corte com o senso comum ? :))))

Francisco disse...

Mas esta apropriação de ideias da física para outras áreas não é só uma ideia pós moderna.

Aconteceu no século passado porque as teorias da relatividade e quântica produziram resultados absolutamente impensáveis na altura, ganhando praticamente o estatuto de mitologia.

Mas o mesmo já aconteceu antes, com a física clássica de Newton, que também produziu um deslumbramento sem limites, ao ponto de muitos acharem que já se estava a chegar ao limite do conhecimento científico, a Deus. Na altura muitos filósofos e aspirantes a cientistas sociais, se é que posso dizer tal coisa, julgavam que também poderiam descrever o comportamento humano e social como se tratasse de roldanas e parafusos de um engenho mecânico, de forma quase (ou totalmente) determinística.

Nuno Carneiro disse...

O nome, de certo modo, e apropriado: a teoria estabelece que nao existe um referencial em repouso absoluto.

Quando se mede a velocidade da luz, a primeira coisa que e preciso definir e o referencial (estamos a medir a velocidade da luz em relacao a que?).

As teorias pre-Einstein partiam do principio que existia um referencial no Universo que estava em repouso absoluto; a velocidade da luz seria medida em relacao a esse referencial absoluto.

Einstein demonstrou que nao existe qualquer referencial no Universo que esteja em repouso absoluto e por isso, quando medimos uma velocidade, estamos sempre a medi-la em relacao a um referencial relativo.

Luís Lavoura disse...

A velocidade da luz é sempre a mesma mas isso não serve de muito, porque essa velocidade nem por isso pode ser utilizada para medir outras velocidades.

Ou seja, não se pode comparar outras velocidades com a da luz a não ser no contexto de um referencial que é relativo.

Isto é ao contrário daquilo que se passava na física newtoniana, na qual havia um espaço e um tempo absolutos que permitiam definir a "verdadeira velocidade" de um qualquer objeto.

CN disse...

o facto da velocidade da luz ser a mesma para qualquer referencial é o que permite (ou faz com que, ou tem a consequência de) o tempo seja variável.

Anónimo disse...

teoria geral da gravitação... é o nome correto

xyz

João Mezzomo disse...

O nome deve-se ao fato, eu penso, de que a teoria nos permite conceber que tempo e espaço, que em nosso modo de ver fundam o mundo onde pomos os pés, não são absolutos, como intuímos, mas relativos. Ou seja, o tempo não flui endependentemente do espaço, ele muda seu fluxo em função da velocidade que se está, por exemplo. E o espaço parece se desfazer, junto com o tempo, quando nos aproximamos da velocidade da luz.

muja disse...

CN, repare que o facto da velocidade da luz ser absoluta - no sentido em que no vácuo, é impossível aumentá-la - não é estabelecido pela(s) teoria(s) da relatividade.

Isso é facto comprovado experimentalmente. A relatividade é uma reacção a esse facto, por ser incompatível com a Física até aí estabelecida.

Mas diz V. bem que foi esse facto que levou a que o tempo variasse. O tempo e o espaço, porque variam ambos.
A relatividade vem da questão dos referenciais como alguém já disse e bem.

Anónimo disse...

I lіke the helрful informаtiοn уou pгοѵide in yоuг агticles.
І'll bookmark your weblog and check again here regularly. I'm quite sure I'll learn many new stuff right here! Good luck for the next!

Also visit my web-site payday loans