22 dezembro 2012

o sentido que isto faz

De cada vez que a história parece atingir uma conclusão, eis que se levanta, eis que se move, e prossegue novamente, inexoravelmente, para outros estádios e outras situações. O fim faz-se esperar. Teremos de continuar a viver sem saber o sentido que isto faz.
Rui Ramos, hoje no Expresso

Isto, a que o Rui Ramos se refere, faz todo o sentido. Somos uma espécie animal, o Homo Sapiens, a lutar pela sua sobrevivência na Terra. A tentar eternizar-se neste Universo Multiverso. É um sentido completamente claro se tivermos a humildade de aceitar a nossa condição biológica, mas a humildade é uma virtude escassa entre os intelectuais.

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Joaquim, esse multiverso e um conceito um bocado Prot pa...andas a trilhar por caminhos perigosos ultimamente..

Elaites

muja disse...

Somos uma espécie animal, o Homo Sapiens, a lutar pela sua sobrevivência na Terra.

Se nós estamos a lutar pela sobrevivência na Terra, então que dizer das espécies "ameaçadas"?

A tentar eternizar-se neste Multiverso.

Multiverso porquê?

Eu acho que isso que V. transcreveu para aí é banal. Isso já toda a gente sabe. É por isso que as pessoas precisam da religião, de um Deus. Porque, em última análise, é necessário um sentido para a vida. E essa da reprodução e da procriação não é sentido nenhum. Sim os animais reproduzem-se. Mas quer dizer, assim, V. tem o mesmo sentido de vida que uma mosca. Ou não é?

Mas nós somos diferentes das moscas, parece-me. Temos a capacidade de crer, de acreditar, mesmo quando tudo à nossa volta aponta para o contrário. Temos a capacidade de ter fé. E, incrivelmente, algumas vezes, a fé prevalece. É uma capacidade extraordinária porque a fé transcende a nossa condição animal. A fé não existe porque existe religião, as religiões existem porque temos fé. Como pode, então, qualquer sentido para a vida humana não ter em conta a própria coisa que nos distingue de todos os outros seres com que partilhamos a vida?






Anónimo disse...

Muja consegues garantir que os bichos nao teem fe pa? como, o teu canito contou-te?

Elaites

fec disse...

Lá por isso torno a repetir

o que aqui está é ateísmo e o CAA neste momento deve estar a rebolar-se a rir

muja disse...

Não consigo não. Mas é por isso que eu acho que a comunicação com os animais é das coisas mais importantes que a humanidade deveria promover. Se os outros seres pudessem comunicar connosco quem sabe o que teriam para nos dizer?

De qualquer forma Elaites, o que V. diz aplica-se a tudo o que pretendamos que nos distinga dos outros animais... quem lhe garante que os animais não são tudo aquilo que V. pensa que os humanos são de diferente deles? V. pergunta-lhes? A não ser que não ache que exista diferença alguma...

Anónimo disse...

Muja nao me atribua intencoes por ter dificuldade em responder as minhas questoes. Eu nao tenho certezas amigo, a minha vida e navegar nos tons de cinzento (isto nao e uma referencia aquilo que nem li).

Elaites

BLUESMILE disse...

Bom post.