22 dezembro 2012

contra a vontade dos pais

Uma criança de 7 anos é diagnosticada com um tumor cerebral altamente invasivo. É operada, mas o tumor recorre e os médicos sugerem quimioterapia e radiação ao cérebro. A combinação destes tratamentos pode aumentar a sobrevida da criança, mas tem efeitos colaterais indesejáveis e acarreta um grande sofrimento. A mãe recusa o tratamento, os médicos vão para tribunal e obtêm uma decisão judicial para prosseguirem. Que pensar?
Se a possibilidade de cura for pequena, deve a criança ser submetida a tratamentos violentos que apenas lhe prolongam um pouco a vida? Mesmo contra a vontade dos pais?
Ler notícia no Telegraph

7 comentários:

Anónimo disse...

Joachim, quem lida com crianças, que é o caso da minha mulher, sabe bem que o estatuto de pai ou mae nao é garantia de zeladores dos melhores interesses dos filhos. Infelizmente é assim. E nao é coisa residual.
.
Eu já aqui tinha contado isto, mas volto a faze-lo porque foi ma coisa que me marcou fortemente na vida. A empregada domestica da casa de Luanda. Uma filha com 8 anos. Um problema de saude no sangue da menina, que andou ao meu colo, pretinha, obrigava a injecoes frequentes. Essas injecoes punham a menina com outras maleitas e adoecia frequentemente. Mas eram necessarias. Um dia a mae, a conselho dos pastores da sua igrega cristä, daquelas manhosas, resolveu nao levar a menina ao hospital. E quando a menina esta a entrar em colapso, em vez de a levar ao hospital, levou-a à sua igreja. E rezou, rezou, rezou. Mas a menina morreu.
.
Isto aconteceu ha pouco mais de um ano.
.
Pretendo dizer-lhe com este exemplo que os pais, embora cheios de razoes, convencidos de que estao a agir bem, nao tem condicoes para decidir acerca da vida dos seus filhos. Ou porque tem crenças, ou porque sao bebados e drogados, ou porque tem pouca instrucao, ou porque sao influenciaveis por gente pouco séria, enfim, seja pelo que for, uma operacao sobre a vida de alguem que nao pode decidir o seu proprio destino deve ser decidida por gente medica. Os medicos sao os unicos que podem tomar com consciencia essa opçao. Eu nao saberia faze-lo. Os medicos nao gostam de adiantar probabilidades de exito em determinada operacao. E eu compreendo. Mas sempre vao avancando probabilidades. E se me dizem que nao existe possibilidade, pois nao se fará a operacao. Mas se me dizem que existe alguma possibilidade de exito, meu caro. é ir em frente e opera-la, com ou sem a autorizacao dos pais.
.
Havia até, ha uns tempos, aqueles tipos daquela igreja que nao permite transfusoes de sangue aos filhos. Pois bem, ao que julgo saber, esses pais dessa igreja nao podem escolher se o filho leva sangue ou nao. E bem.
.
Rb

joserui disse...

É uma decisão muito difícil... RB, o exemplo que dá é diferente, porque acaba por haver crendice à mistura e a mãe queria mesmo salvar a menina...
A questão é pais que acreditam na medicina, acharem que não devem submeter a criança a martírios para uma curta vida de martírio...
No caso que o Joaquim descreve, eu era capaz de mais depressa deixar a criança nas mãos de Deus, do que nas mãos dos médicos... lamento imenso, não queria que um filho meu sofresse dessa forma... estar vivo a todo custo também para o próprio, não é vida... -- JRF

Anónimo disse...

Caro joserui,
Eu penso que faria o mesmo.

Anónimo disse...

O Steve Jobs foi diagnosticado com cancro do pancreas, o que ele fez? Nada..porque porque isso significava viver os ultimos dias da sua vida em sofrimento em busca de uma misera possibilidade de o vencer. Tenho a certeza que o seu medico o tentou convencer do contrario.

QUal e a punch line JQ?

Elaites

Ricciardi disse...

Pois, eu não. Se me houvesse possibilidade de a salvar, ainda que pequena, não hesitava.
.
Colocar-mo-nos nas mãos de Deus sem fazer nada faz-me lembrar aquela estória do padre e da inundação, em que passaram 3 barcos para salvar o padre da inundação e ele, confiante, rejeitou-os liminarmente, porque Deus o iria salvar. O padre morreu afogado e quando chegou ao céu, indignado, perguntou, ora porra meu Deus não me salvaste, eu que acredito tanto em Ti. E Deus disse-lhe epá ó padre mandei-te TRES barcos caraças...
.
Moral da estória: não adianta NADA pedir sem querer mover uma palha. Faz e eu te ajudarei são palavras chave da bíblia.
.
Eu não conseguia, sinceramente, viver, a pensar que se tivesse permitido a operação a criança talvez estivesse viva.
.
Rb

Anónimo disse...

Quem é que falou em não fazer nada caro RB?... fazer tudo... que é diferente... menos algo que em consciência tenha a certeza que é pior... -- JRF

BLUESMILE disse...

O Steve Jobs morreu arrependido de não ter seguido as indicações do seu médico e andar a pastar tretas das homeopatias e coiso e tal.

http://www.telegraph.co.uk/technology/apple/8841347/Steve-Jobs-regretted-trying-to-beat-cancer-with-alternative-medicine-for-so-long.html