22 dezembro 2012

Mim Dragão, tu Zazie!

A admiração inabalável da nossa querida Zazie pelo Dragão tinha de ter raízes profundas. Sempre que o Dragão aparecia a esgrimir o seu florete, a Zazinha começava de imediato a cacarejar e a espoldrinhar-se — termo do léxico dragoscópico — numa espécie de dança nupcial que na blogosfera se traduz por links, comentários com ahahah e eheheh, e montes de "smiles", como se antecipasse a sensação de se sentir trespassada por farta lança varonil, enterrada até aos copos.
Este comportamento tinha por força de corresponder a uma identificação filosófica, que está agora à vista de todos:
... deixo-vos uma imagem que vale mais que um milhão... E que, não é preciso acrescentar, simboliza tudo o que eu penso do universo, da vida, da humanidade e do tempo efémero que aqui passamos...
"Mim Dragão, tu Zazie!..."
Quem tem tido a paciência de me acompanhar aqui no PC sabe que eu considero a eternização da espécie humana como o fim último da nossa existência e que, nesse sentido, invoco muitas vezes o imperativo bíblico ‹‹Crescei e Multiplicai-vos››. É possível que alguns leitores desatentos se tenham focado mais no "Multiplicai-vos" do que no "Crescei" e, se tiver sido esse o caso com o Dragão e a Zazie, rogo, desde já, a misericórdia de um perdão que não mereço, por não me ter sabido expressar melhor.

Vosso, Birgolino

21 comentários:

fec disse...

você anda com problemas

como você sabe que a zazie não lhe vai responder à letra pois manifestamente ela não tem andado nestes últimos dias pela blogosfera, escreve essa bojarda

ja sabia que o termo "dignidade humana " não lhe dizia nada mas isso raia a patologia

Anónimo disse...

Caro faroleiro,
K falta de sentido de humor. A Zazie só pode achar piada.

Anónimo disse...

Como da ultima vez que lhe chamaram fufa?

Ainda bem que a Zazie e como eu.. merda nao se agarra nos meus sapatos...bola para a frente.

Elaites

fec disse...

Caro Joaquim

Sinceramente acho que você anda (ou tem) problemas graves

por mais graves que eles sejam, isso não é nada comigo

cada qual tem os problemas que quer

a minha incógnita é o PA

quanto a si lamento sinceramente se de algum modo contribui para isto e espero não tornar a cometer os mesmos erros

Anónimo disse...

Caro faroleiro,

Smile :-)

Anónimo disse...

Ai que vontade de mergulhar de cabeça naquela piscina... :)

Anónimo disse...

Caro Joaquim so uma pergunta, a sua mula, her patroa le o seu blog? e faz resumos tambem? para si ou...

Smile :)

Elaites

Anónimo disse...

Resumo do post por um cavador de batatas (eu),

Hipoteses:

1- O Joaquim queimou o cartucho pensa que o mundo vai acabar amanha e o valha-me deus

2- Alguem acedeu a conta do blogger do joaquim

3- O Joaquim bate punhetas a pala da zazie e fica frustrado porque dragoes nao sao birgolinos

4- Um gajo bebe uns copos e nao compreende que esta cena do blogger nao perdoa na manha seguinte

Atento a cena dos proximos capitulos

Elaites

BLUESMILE disse...

(Isto só pode ser Karma, ou a lei do retorno ou lá o que é. )


Claro que a zazie vai achar piada. Ela tem um imeeenso sentido de humor, todos sabemos. O Joaquim limitou-se a reproduzir o estilo zaziano versão hard.

joserui disse...

Jesus Cristo... Joaquim estou para aqui a rir, mas não a cacarejar ou a espoldrinhar-me... faz-me rir mas pode esgrimir o florete à sua vontade!... -- JRF

joserui disse...

Ei! ò birgolino, que é aquilo... flaps?... Jesus Cristo #2... olhe uma coisa, não se pode confiar em si... primeiro linka tudo sem dizer para onde... segundo linka coisas not safe for work, neste caso, estou aqui a com a família, sem aviso prévio!... esta elite anda de rastos!... para que foi que cliquei?... mas parecem mesmo uns flaps... -- JRF

Euro2cent disse...

O pé ...

A chinela ...

A fuga ...

Anónimo disse...

Ao fim-de-semana também se deve tomar a medicação...
Acho que a Zazie nem vai responder (espero que não).

JRF - são asas de morcego

Ricciardi disse...

«... eu considero a eternização da espécie humana como o fim último da nossa existência» Joachim
.
Bem, é um desígnio aceitável. É um desígnio comum a todas as espécies vivas, até as plantas que não param de mandar sementes cá para fora todos os santos anos.
.
O que mais me preocupa nessa tese é o facto de termos a certeza absoluta que existiram espécies que se extinguiram. Deseternizaram-se, enfim. Kaput. Além dos dinossauros, há uma chusma delas que todos os anos, paulatinamente, vão desaparecendo.
.
Ora bem, se a ideia do Criador foi, então, fazer correr um software divino nas espécies que as impelem à sobrevivência reproduzindo-se compulsivamente (multiplicando-se), não deixa de ser verdade que Ele o fez para todo e qualquer ser vivo.
.
Ou seja, o objectivo da humanidade é exactamente o mesmo que a de um cão ou de uma arvore qualquer. Eternizar-se. Os animais eternizam-se porque lhes cresce o desejo. O desejo é uma figura de estilo que quer significar pilinha. Para garantir que lhes cresce o desejo, colocou no ar hormonas que obrigam o desejo a crescer. Isso acontece nos animais. É o cio, senhor, é o cio.
.
Esta tese tem um problema religioso associado. As religiões garantem que fomos os escolhidos pelo Criador para a vida eterna porque fomos criados à semelhança Dele. Para o efeito depois da morte fisica eternizamo-nos com uma alma.
.
Mas os animais e as plantas não. Esses não têm alma, afiançam. Ou seja as religiões coincidem com as teses do Joachim na parte dos animais. Mas garantem que com o ser humano é diferente; que tem alma. E juram que a alma é, essa sim, eterna.
.
Ora, se a gente der crédito à tese da alma humana, que é uma tese tão válida quanto outra qualquer. Pelos menos até prova em contrário. Mas dizia, se somos os unicos animais com alma e tendo a impressão, assente na arqueologia, nos fosseis etc, de que a nossa espécie proveio de uma evolução natural a partir do macaco, e sendo o macaco um animal como todos os outros sem alma, eu gostaria muito de saber quando é que a alma se introduziu na espécie humana.
.
Cá para mim, a alma devém com a inteligencia. Quer dizer, só quando um animal, de entre todos, atingiu uma certa quantidade de inteligencia, os humanos, é que parece ter condições para ter uma alma. Ou seja a alma instala-se quando o cerebro cresce e se complexifica. Terá sido entre o austrolopitco e o neanthertal ou ente este e o sapiens?
.
Rb

Anónimo disse...

Quim, imagina-me a enterrar a lança na mula da tua mulher! Smile ;)
BLUESIMLE, eu acho que gostarias de ser trespassada pelo Quim... hihihi

Anónimo disse...

Lá no Ex-dragoscópio são -ou eram - adultos. O que faziam na intimidade era lá com eles. Não vejo que importância possa isso ter para os outros.
A mesma coisa aqui no Portugal Contemporâneo. O lema é mais do estilo "Mim Arroja, tu Joaquim!", mas são também adultos e ninguém tem nada a ver com isso. Estas coisas deviam ser objecto de um certo recato. Ainda mais em época natalícia.
O sujeito passivo aqui do estabelecimento devia, pois, dar-se mais à circunspecção e menos à inspecção da vida alheia.

R.C,

Anónimo disse...

Caro RC,

Isto é filosofia, não é "vida alheia".

Anónimo disse...

Zazie, deixa dar uma foda.

muja disse...

Ó Rb, o correcto é dizer que a espécie humana tem um antepassado comum com os macacos.

Ou seja, nao havia homens como não havia chimpanzés. Havia o precursor de ambos.

Anónimo disse...

Em tempos o dragão fez 2 ou 3 posts em que envolvia o Joaquim, no estilo chocarreiro habitual dele. Desde aí o Joaquim ficou ressentido.
Agora, passados anos, celebra aquilo que julga ser o fim do blog do dragão, mostrando que o ressentimento se estende também a outros que manifestaram apreço pela escrita do autor do blog.
Pois, diz-me a experiência que a parte da doutrina cristã em que as pessoas têm mais dificuldade é mesmo com o perdão. Esse é que mesmo só para homens de elite, a populaça é vingativa.

leopardo

joserui disse...

Vai para aqui um jardim zoológico mais ou menos... dragões, morcegos, leopardos e até bluesmiles!... -- JRF