22 agosto 2012

my chinese girlfriend


‹‹You look tired, sit down and relax. I’m gonna fix you a cup of tea››. Meu Deus, já passaram mais de 20 anos e ainda me recordo do olhar gentil com que a minha amiga Liu me recebia em sua casa, em Chicago. Após uma breve ausência, lá voltava ela, no seu roupão de seda, com uma chávena de chá bem quente. Sentava-se ao meu lado em silêncio, enquanto eu bebia o chá. Um chá branco que sabia a canja de galinha, uma delícia. O rosto da Liu não me transmitia estados de alma, nem emoções. Apenas "era", uma expressão da natureza mãe que nos acolhe e nos consola. Uma bênção, no final de um dia desgastante.
‹‹Are you hungry?›› Não precisava de responder. A Liu ia à cozinha e regressava com o nosso jantar. Vinho branco, “sashimi” e salada.
Era quando começávamos a comer que a Liu começava a falar. Contava-me como tinha passado o dia, falava do trabalho e ria-se daquelas contrariedades que sempre ocorrem. Penso que não levava a vida demasiado a sério e isso era um verdadeiro lenitivo.
Uma das coisas de que eu mais gostava na Liu era a imagem que ela fazia questão de cultivar, de inocente e até de ingénua. Uma imagem que só removia na intimidade, como quem retira uma máscara no final de uma peça. ‹‹Joaquim››, disse-me um dia, ‹‹today, in the office, a guy was telling a joke about a “blow-job” and I said: what is a “blow-job”? Everybody started laughing››. Rimo-nos os dois...
Uma mulher deve ser sempre reservada porque é isso que alimenta o mistério do eterno feminino. Será que as ocidentais se esqueceram deste ensinamento?

24 comentários:

Vivendi disse...

Quando vem para a rua defender o aborto e afins!

Uma boa parte da decandência económico-social ocidental se deve também a certas mulheres que se esqueceram de ser mulheres.

Vivendi disse...

Ainda ontem uma berloquista falava na tv, nós no berloque não somos só mulheres mas pessoas... Está bem abelha!

Fernanda Viegas disse...

E afinal o que é o "blow-job"?

muja disse...

eheheh

Joaquim, explique lá às pessoas o que é... nem toda a gente sabe amaricano!

Fernanda Viegas disse...

E já agora, o que é uma "mulher reservada"? Conheço o termo para: mesa reservada, bilhetes reservados...

muja disse...

Penso que o Joaquim quereria transmitir que as mulheres, ao quererem transformar as suas vidas num "Sexo e a Cidade", apenas se tornam caricaturas de si próprias, ao passo que a discrição e a recatadez são virtudes apreciadas numa mulher e é o que as torna mais infinitamente interessantes do que uma boneca espintaçada de lip gloss, cuja totalidade do ser se pode apreciar sem tirar da caixa...

Anónimo disse...

And my dear wief, ontem quando lhe referi uma designação castelhana de 'balls': os timtins... que é isso?
Salut
Monti

Anónimo disse...

Epá, Maria, Blowjob é, digamos, o trabalho de assoprar com a boca em qualquer coisa. Encher pneus, bolas de praia, tambem para forçar o vidro derretido a enformar ns moldes para fabricar copinhos... e tambem para fazer inchar as barrigas dos homens. Para o efeito soprasse-lhes pelo tubinho. Com convicçao. A barriga nem sempre incha, mas a ideia às vezes pode ser a de desinchar. Nesse caso nao se assopra - suga-se.
.
Rb

Ricciardi disse...

Mais, Maria, uma mulher reservada é uma tarada que insiste em nao demonstrar o que é. Nunca ouviste dizer, olha olha quem diria que aquela sonsinha fazia isto ou aquilo.
.
Rb

Anónimo disse...

Aposto que o jk nao ouvia nem uma palavrinha do que a mocinha contava,assim uma especie de contrafacão de gueixa a puxar para o ingenuo,que romantico!!!!!! Tá - se bem, meu.

Anónimo disse...

O jk é um genuino gourmet, desde o menu internacional à ementa regional passando pela comida chinesa, aprecia tudo mas com pouco tempero assim a puxar para o ensosso apenas um pouco de sal e um golpe de pimenta em ocasioes especiais.

Anónimo disse...

Ai o robe de seda, é assim tipo Hitchcock, que frisson.....

Fernanda Viegas disse...

Obrigada Mujahedin pelo seu esclarecimento e muito obrigada Ricciardi pelo modo elegante como abordou o assunto. É um querido! Assim se notam os cavalheiros.
Dr Joaquim fico muito contente, por lhe ter trazido à memórias, momentos tão doces e enternecedores.

Anónimo disse...

Olá Fernanda,
Eu é que agradeço.
:-)

zazie disse...

ehehehe

Passaram o dia a imitar a wikileaks- os blowers de olhos em bico.

":OP

joserui disse...

Eu cá continuo sem saber o que é um blow-job... primeiro sou muito reservado... segundo, inglês não é o meu forte... e chinês também não...
Meta lá a fotografia Joaquim!... -- JRF

joserui disse...

Joaquim! Mesmo sem ter percebido nada, dou-lhe os parabéns pela prosa... na minha opinião, a ficção é um género maior da literatura e digo-lhe que é um talento desperdiçado na medicina!... -- JRF

Ricardoense disse...

Venho deste modo apresentar-lhe o meu novo projecto. Trata-se de um novo blog que pretende fazer uma análise clara e concisa sobre a actualidade nacional e internacional.
Este projecto surgiu no seguimento do término da minha licenciatura na Faculdade de Economia do Porto (FEP). Sempre me interessei bastante pelas questões macroeconómicas, mas entendi que só após a minha licenciatura estaria preparado para abordar estas questões com o rigor que se lhe exige. Gosto de fazer análises credíveis e baseadas sempre em estatísticas credíveis, como irá reparar ao visitar o blog.

PS: o link do blog é http://ecoseconomia.blogspot.pt/

Pedro Sá disse...

Isto é o elogio da hipocrisia. Detesto armadas em púdicas.

Fernanda Viegas disse...

Pela minha parte desejo a maior sorte ao Ricardo Gonçalves, ao seu blog e à sua intenção de fazer análises credíveis. Quanto às estatísticas credíveis...

José Lopes da Silva disse...

Então, mas, ó Joaquim.... claro que esqueceram. É o valor da transparência protestante...

Ricciardi disse...

Dedicado ao casal sino-portugues de Chicago:

«And when I get excited
My little china girl says
Oh baby just you shut your mouth
She says ... sh
She says
She says

And when I get excited
My little china girl says
Oh baby just you shut your mouth
And when I get excited
My little china girl says
Oh baby just you shut your mouth
She says ... sh
She says» David Bowie
.
.
http://www.youtube.com/watch?v=BzcCVGiP-OE
.
Rb





Anónimo disse...

Caro Rb,
Obrigado
:-)

zazie disse...

EHEHEHE