+ José Mattoso:
O homem, como ser livre, pode desobedecer às leis da Natureza; mas deve assumir o papel que lhe foi conferido por Deus, e colaborar no desígnio divino de harmonizar o conhecimento.
Comentário: Ninguém pode desobedecer às leis da Natureza, nunca, em momento algum. Cito Francis Bacon (século XVII): "A natureza, para ser comandada, tem de ser obedecida". Só podemos "surfar" as leis da natureza - passo a expressão.
... a linguagem própria da sabedoria... é, de facto, a poética.
Comentário: Todo o conhecimento verdadeiro é fruto da razão. Não há sabedoria no desconhecimento ou na "irracionalidade". Cito Ludwig Wittgenstein: "A filosofia é uma batalha contra o encantamento da nossa inteligência pela linguagem". A poética pode encantar-nos mas não nos pode ajudar a certificar a Verdade.
PS: A Zazie está demasiado encantada com a treta pseudo-intelectual para ter clareza de espírito. Digo eu...
35 comentários:
Agora deu-lhe para o Witinho.
Não me diga que também sabe de cor aquela frase dele do leão e mais a outra dos problemas de linguagem.
Desde que passou por cá o filme do Derek Jarman que não há tuga especialista em Wittgenstein.
Mas eu estou deslumbrada com o quê, conte lá o Birgolino para ver se entendo esse meu problema
Já agora, a propósito de pseudo-intelectuais, aqui fica um que lhe dedico
(suponho que o Joaquim também seja intelectual, com tantos livros publicados com alegorias filosóficas de capoeira.)
http://cocanha.blogspot.pt/2006/03/entre-um-snob-e-um-cago-vai-o-passo-de.html
Citar Wittgenstein para corroborar uma teoria do conhecimento é, no mínimo, desajustado. Citar o mesmo para afirmar a bondade do conhecimento racional é mesmo ignorância da matéria, não tivesse o filósofo-poeta parafraseado tantas vezes a ideia de que:
"Penso ter resumido a minha atitude relativamente à filosofia quando disse: a filosofia só deveria poder ser poesia".
Oiça uma coisa- se v. se suicidar recusando comer, está a obedecer a que lei da Natureza?
O Birgolino é a Bomba Inteligente do Portugal Contemporâneo.
":OP
Mas, ainda bem que deixou mais esta passagem do Mattoso porque agora é que tenho mesmo de ler o livro.
Essa da sabedoria ser poética é Nietzschiana.
O bacano só melhora com a idade.
Nao sei em a que se refere o tipo quando se fala em leis da natureza. Desde que passeia um ser, chamado humano, por este planeta, que as leis da natureza deixaram de se chamar leis da natureza para se chamar ecologia. A ecologia é a compatibilizacao entre o ser humano e a natureza da forma mais harmoniosa. O ser humano faz parte integrante da natureza e só deve obdiencia às leis da natureza se ambos beneficiarem com isso. A inteligência deve, pois, estar acima das leis da natureza. Por exemplo, a resposta da natureza ao excesso de determinados animais ou plantas é a morte por esgotamento de recursos. A resposta humana nao pode ser essa. A inteligência encontrará um caminho alternativo. O ser humano nao propõe a morte de uns para salvamento da espécie. Trata de melhorar a produtividade agrícola. De inventar novos métodos. Se necessário for, um dia, irá a outros planetas buscar recursos.
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A natureza tem leis semelhantes á do mercado. De resposta rápida e lapidar. O equilíbrio entre a oferta ea procura. A escassez da primeira determinada a segunda e Vice versa. O valor das coisas está na formação do equilíbrio, q nao é mais do que um preço. O homem responde de forma diferente. O valor das coisas nao esta no atingimento do preço de equilíbrio a qalquer custo, mas sim na forma de chegar lá. Os valores, portanto, alicerçados na tradição societária, religiosa, cultural etc.
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Nao concordo quando se diz q o ser humano se perdeu quando se perdeu de Deus. Nao. Eu nao preciso de ser Teista para ter valores, embora das religiões possam advir valores importantes.
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Rb
Zazie,
Com certeza que um tipo que se suicida está a cumprir um desígnio natural. O humano é uma expressão da Natureza.
Qual é a lei da natureza que impele as pessoas a matarem-se?
Eu pensava que o instinto era o de sobrevivência.
O humano, Joachim, tem inteligência e nao reage como reagem as coisas da natureza. Tem espirito, tem arte, tem poesia, tem medos, anseios, projecta o futuro...Um cão nao se suicida.
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Rb
Outra coisa: quais são as leis morais da Natureza?
A razão humana é fruto da Natureza. Nós não conseguimos pensar "out of the box" da tal Natureza. Estamos confinados pelo natural.
Um tipo que se suicida é como um ser que nasceu com defeitinho.
Então conte lá o que é essa tal "razão humana".
São as sinapses da cabeçorra?
e isso? feitas de quê, Birgolino?
Já descodificou o pensamento humano ou ainda vai na dita "razão".
Tente traduzir a coisa, para começar, porque com tanta falta de capacidade conceptual, v. ainda deixa a razãozinha mal-vista.
Então, se estamos "confinados pelo natural" o que é o "artificial"?
Existe, é mentira, é tudo bio e pasto, como as vacas e as suas galinhas e águias das parábolas de filo de tasca?
Zazie,
A natureza não tem leis morais, como sabia muito bem antes de me perguntar.
Nós podemos fazer opções, escolhas que envolvem juizos morais, sempre obedecendo à natureza.
E a dita razão humana não tem História?
Acha que em todas as civilizações e momentos históricos se traduziu a ideia pelo mesmo?
Então, se acha, conte aqui à malta o que era o raio do Logos grego.
José está na praia e vêm outro ser humano a afogar-se. Pode tentar ajudá-lo ou não (moral), mas a sua decisão está sempre enquadrada pelo Natural.
Não posso usar o pensamento para tirar a pessoa da água.
O que é que os gregos achavam que o Logos captava.
O que é que a partir do Iluminismo se passou a considerar sinónimo de "Razão", excluindo tudo o resto que também é captado pelo pensamento?
Sabe responder?
É esta a questão do Mattoso com que v. acha que era capaz de gozar se perceber corno do que diz-
Sem perceber corno.
Mas pronto, v. é um bacano que não se leva a sério e que acha que já nasceu ensinado.
Portanto, bute aí mais zappings insones do género que este até valeu e vou ler.
Mas pode usar o pensamento para equacionar se deve arriscar ou se vão morrer os dois.
Né?
Que é que essa opção deve a "leis da natureza"?
Olhem, cá para mim, deviam era começar por definir "natureza".
Há pelo menos duas interpretações gerais e que convém distinguir. Há a Natureza como o tudo, que também se chama cosmos ou universo. A física ocupa-se a tentar explicar como esta natureza funciona.
Depois há uma interpretação subordinada à anterior e de domínio mais reservado e que engloba tudo o que é vivo. A biologia e a química, particularmente a química orgânica (tudo o que é vivo, é orgânico - feito de carbono) ocupam-se a tentar explicar como funciona esta natureza.
Convinha que se soubesse de qual falam, quando falam de leis.
Eu, quando me refiro a natureza, refiro-me à segunda interpretação.
Depois haverá também a natureza humana, mas essa deixo-a estar quieta, antes que leve uma "relvada" da Zazie...
No renascimento a questão foi equacionada entre "natura naturans" e "natura naturata"
Aqui, um bom texto para download:
http://pt.scribd.com/doc/82807475/Cassirer-Individuo-y-cosmos-en-la-filosofia-del-renacimiento
«Las cosas verdaderas, es decir las necesarias, esto es aquellas que no pueden ser de otro modo, o las conoce cualquier espíritu por sí mismo (da per sè)o es imposible que las conozca alguna vez 269. De modo que todo experimento, toda cuestión relacionada con la experiencia supone un bosquejo intelectual del pensamiento, una mente concipio ,como dice Galileo. En él anticipamos una legalidad de la naturaleza que luego, mediante el examen de la experiencia, elevamos a la categoría de certeza. Así, pues, tampoco aquí las leyes objetivas, esto es, las rigurosas reglas fundamentale [207] que rigen y determinan todo acaecer natural son inferidas simplemente de la experiencia, antes bien se las considera como hipótesis de la experiencia que ésta confirma o refuta. Tal es la nueva relación de intelecto (discorso) y sentidos, de experiencia y pensamiento, relación en la que, según Galileo, descansa toda la ciencia de la naturaleza y que, como se ve, constituye el riguroso paralelo de aquella otra relación que según la teoría del arte del Renacimiento existe entre la fantasía del pintor y la realidad objetiva de las cosas. La fuerza del espíritu, la fuerza del ingegno artístico y la del científico no estriba en que ambos puedan actuar con toda libertad y licencia, sino sólo en que nos enseñan a ver y conocer el objeto en su verdad, en su máxima certeza y preisión. El genio del artista y del pensador descubre la necesidad de la naturaleza. Siglos hubieron de transcurrir antes de que este pensamiento fuera expresado con precisión teorética, antes de que la “crítica de la fuerza del juicio” pudiera acuñar la proposición de que el genio es aquel don de la naturaleza mediante el cual, en el sujeto la naturaleza da la regla al arte. Mas el camino ue conduce a tal meta está ya claramente señalado 270»
Para ler daqui em diante
"v. Ainda deixa a razãozinha mal vista"?! Hehehege!... -- JRF
Dá-lhe zazie. Tu é que sabes, o resto é treta.
Anonymous
Está o Cassirer à borla para quem quiser:
https://www.box.com/shared/static/baee80f5f240d52990f0.pdf
o homem ultimamente tem desobedecido bastante às leis da natureza ,por exemplo toda a treta da manipulação genética , clonagem e mais tentativas de acelerar a "evolução" da espécie , e cá pra mim não vai ter bons resultados , pois o homem não vai saber equilibrar as coisas , arranja dali , estraga acolá.
e todas as ideologias são contrárias as leis da natureza..por isso dão tão mal resultado -:))
eu acho que a Zazie tem razão.
A Zazie pensa: Tena!!!
Populaça
Dr Joaquim a do ser que nasceu com defeitosinho e a do Zé da praia até fazem eriçar os pelinhos do cu!
Embora adore o grande deus da Razão e da Ciência, o Joaquim Couto não percebe nada de filosofia - a sua mente é muito pouco, digamos, filosófica. Especulação, se calhar só na área financeira...
A propósito disto tudo, recomendo um livro delicioso: O Bouvard et Pécuchet do Gustave Flaubert.
Está lá a pancada cientóina bem retratada.
"Um tipo que se suicida é como um ser que nasceu com defeitinho."
Um gajo que diz isto e cita ao mesmo tempo o Wittgenstein, é como aquelas aberrações dos museus de anatomia com duas cabeças.
":O))))))
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