25 abril 2012

menos actividade = menos custos


Os portugueses estão a ir menos às urgências dos hospitais públicos e o número de cirurgias está a diminuir, indicam os dados da monitorização de Janeiro e Fevereiro deste ano da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).


Nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde praticamente todos os indicadores apresentam uma tendência decrescente nos dois primeiros meses deste ano face ao mesmo período de 2011. Em Janeiro e Fevereiro fizeram-se menos quatro mil cirurgias e até as intervenções urgentes diminuiram 4,6%. Mesmo as consultas registaram um ligeiro decréscimo neste período (0,2%).


Os dados da ACSS só apontam para um acréscimo da actividade programada nos centros de saúde, onde se fizeram mais 138 mil consultas comparativamente com o mesmo período do ano passado. Em simultâneo, porém, as consultas nos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) dos centros de saúde baixaram substancialmente (menos 188 mil).


Nas urgências hospitalares, a quebra foi de 7,6% no acumulado dos dois meses, mas a ACSS – que pela primeira vez anexa aos quadros da monitorização mensal uma análise dos dados – conclui que a actividade da urgência está “em linha com o esperado”.

Público

9 comentários:

Anónimo disse...

O meu comentário é totalmente off-topic mas não podia deixar de vir aqui hoje, neste dia, dizer que o PC é um autêntico hino à liberdade de expressão.

Que prazer dá chegar aqui, mesmo como anónimo, e deixar um comentário que fica automaticamente disponível.

Isto não é para todos!!!

Por exemplo, no Blasfémias, nunca consegui deixar nem um comentário a posts do nosso deputado CAA (Carlos Abreu Amorim). Foram ***TODOS*** censurados pelo nosso representante democraticamente eleito.

E, note-se, eram sempre comentários bem educados e sem qualquer ofensa, acusação ou insinuação. Apenas lhe dirigia uma questão. Ele até poderia não responder mas, no mínimo, tinha a obrigação ética e democrática de aprovar o comentário.

Mas não, ali - no Blasfemias -, pratica-se a CENSURA em pleno século XXI.

zazie disse...

Se morrerem metade por falta de tratamento, ainda voltamos a ter o melhor SNS do mundo

":OP

zazie disse...

Pois olha, ó anonimozinho: Os meus não passam no 5 Dias, Arrastão, Jugular e até um escartdalho cultural já me chegou a bloquear.

Não há censura como a de esquerda.

O único blogue de esquerda que não censura é o Aspirina B

Bmonteiro disse...

Menos actividade, mais custos.
Caso das Autorroutes do bloco central.
A luta continua e
o empobrecimento é certo.
A bem do Regime.

marina disse...

a crise tem coisas boas :
"redução dos acidentes rodoviários ..., devido à redução substancial de circulação de veículos.."
grande poupança nos hospitais , voilá !

Vivendi disse...

Há pouco tempo também puseram um comentário meu em lista de espera no Blasfésmias só porque ia contra o que o autor escreveu. Mas perguntei se ia ser censurado? que porra era essa... e lá passou.

zazie disse...

No Blasfémias há censores para todos os gostos e apenas em relação ao João Miranda, sei que nunca o fez.

O censor-mor era o peixe podre. Por ser estúpido e se melindrar por pouco.

A seguir vem o CAA, por toda a gente lhe destapar a careca.

Depois há um censor sonso, que me chegou a enganar: o grande convocador da manif pela Liberdade de Expressão frente à Assembleia- o Gabriel Silva.

Enganou-me durante anos. Não acreditava que era ele mas é. E censura críticas certeiras e alimenta toda a comunada monga que por lá pasta.

zazie disse...

Fora isso, os outros não os distingo e há patusco que retira os comentários de umas merdas que ninguém lê.

Um convencido por nada.

aahhahaha

Fernanda Viegas disse...

Dr Joaquim essa é uma lapalissada:menos atividade = menores custos!!!