08 julho 2011

o caminho

Já não vai bastar sair da Moeda Única. Vai ser também necessário sair do Mercado Único. Em termos económicos, e para todos os efeitos práticos, vai ser necessário sair da União Europeia.

O Bento - a nova moeda nacional - deprecia cerca de 30%, ao mesmo tempo que são retauradas barreiras alfandegárias às importações e estímulos às exportações. Acaba-se com o défice da Balança de Transacções Correntes (BTC) que é a fonte da hemorragia de dinheiro de Portugal para o Estangeiro, que está a estrangular o país.

Com uma economia agora produzindo a todo o vapor para a Exportação criam-se empregos no sector privado. E pela primeira vez vai ser possível começar a despedir em massa o pessoal excedentário do sector público, porque essas pessoas encontrarão empregos nos sector privado.

O crescimento económico liderado pelas exportações vai gerar novas receitas fiscais para o Estado; e o emagrecimento do próprio Estado, reduz às suas despesas. O défice orçamental é eliminado e eventualmente transformado num excedente. O Estado pode agora começar a pagar as suas dívidas. E até a Moody's levanta o rating outra vez.

Este é o caminho. Não há outro.

Sem comentários: