20 julho 2009

E o Brasil?


Mais do que o argumento intelectual abstracto, que é uma forma de persuasão pouco eficaz num país de cultura católica como Portugal, a história fornece exemplos comparativos dos efeitos que a cultura católica e a cultura protestante, respectivamente, podem produzir num país. Refiro-me à comparação entre o Brasil e os EUA.

Eis dois países de origem colonial, ambos no continente americano, que se tornaram independentes com poucas décadas de intervalo e que possuem aproximadamente a mesma idade. A partir de 1891 o Brasil copiou mesmo o modelo republicano e federalista dos EUA. A principal diferença entre eles é que, desde a sua respectiva fundação, um é de cultura predominantemente católica, o outro de cultura predominantemente protestante. Qual é o resultado de cerca de 200 anos de história em cada um?

OS EUA tornaram-se o país que, termos económicos, é o mais poderoso do mundo (O PIB per capita brasileiro é cerca de 20% do americano apenas); tornaram-se os líderes da ciência e da tecnologia; os principais defensores dos direitos humanos e da democracia; praticamente acabaram com a pobreza; o seu sistema de justiça é invejável e as suas instituições primam pela estabilidade. Tornaram-se a principal potência do mundo, praticamente em todos os sectores da vida social, económica e política.

E o Brasil?

Sem comentários: