29 junho 2009

talvez a única


"Não é a primeira vez que a democracia está em perigo", diz o Professor Adriano Moreira este fim de semana numa entrevista ao Semanário Económico. Eu partilho a sua opinião. O sinal que hoje veio das Honduras é um sinal preocupante. As democracias caem com facilidade nos países de tradição católica em períodos de dificuldades económicas prolongadas. O desemprego e a pobreza acrescida são a gota de água no ressentimento que a democracia gera em relação aos políticos e às instituições em países de cultura católica.

Cumpriu-se nas Honduras mais uma regularidade dos países católicos. O árbitro da política e da democracia não é a lei, nem mesmo a constituição. São os militares. Esta regularidade não foi inventada na América Latina, mas é uma faceta que os países latino-americanos herdaram dos seus pais culturais - Portugal e a Espanha.

Os observadores parecem estar de acordo que a única democracia viável na América Latina é a Costa Rica, curiosamente o país onde o ex-Presidente hondurenho se acolheu. A razão parece ser a de que desde 1949, a Costa Rica proibiu os militares, suprimindo constitucionalmente as forças armadas. Esta é talvez a única ideia política original oriunda de um país de tradição católica nos últimos cinco séculos.

Sem comentários: