06 março 2009

rambos


O povo português, tenho sustentado neste blogue, é um povo imensamente liberal e tolerante, fazendo jus à sua tradição católica. Refiro-me ao povo, e não á sua elite natural - representada pela classe dos professores - porque essa é radicalmente intolerante.

A tolerância e o liberalismo do povo confere-lhe uma enorme diversidade, há pessoas para todos os gostos e feitos, a variância de personalidades entre os portugueses é imensa. Eu gostaria aqui de me concentrar naquele pequeno grupo de portugueses particularmente insultuosos, os quais, exprimindo no insulto a sua intolerância radical, representam uma excepção ao português típico, estando, por assim dizer, numa das abas da distribuição (normal) que mede a tolerância do povo português.

Ao contemplar este pequeno grupo na blogosfera, sobretudo em blogues abertos, eu tenho-me frequentemente interrogado que tratamento lhes estaria reservado num país protestante, como os EUA, a Inglaterra, a Suíça, o Canadá, a Alemanha ou a Austrália. Em Portugal, é sabido o tratamento que lhes é dado. Durante um tempo são tolerados; no limite, o pior que lhes pode acontecer é serem expulsos, mediante o bloqueamento dos seus IP's ou pela instituição da censura prévia nos blogues, impedindo-os de aceder às caixas de comentários. Eles são os principais responsáveis pelo facto de o número de blogues abertos e inteiramente livres ser cada vez mais pequeno em Portugal. De resto, eles são os primeiros a dar o exemplo instituindo a censura prévia nos seus próprios blogues (et pour cause...).

A minha questão é portanto a seguinte: "Que tratamento estaria reservado a estes rambos da blogosfera, de origem portuguesa, num país de tradição protestante?"

A resposta está contida neste post se o ler com atenção e o comprender. Ofereço-lhe quatro respostas à escolha, uma delas é verdadeira:

1) A expulsão.
2) A instituição de um Insult Award ao qual eles seriam candidatos.
3) A indiferença.
4) Um enxerto de pancada.

Sem comentários: