29 março 2009

decente


Se eu tivesse de escolher uma palavra para definir o Canada, diria decente. O Canada e' um pais decente. A capital, Ottawa, e' o espelho do pais. Todas as cidades tem as suas coisas indecentes, as suas zonas indecentes, as suas pessoas indecentes. Ottawa nao tem nada disso. E' uma cidade decente por toda a parte, e nao se veem pessoas indecentes. E' o retrato do pais.

Entao e Portugal nao e' um pais decente tambem? A resposta aqui e' mais complexa e estamos de volta ao contraste entre um pais prot um pais cath. Como tenho salientado, o povo de um pais cath como Portugal e' educado de uma forma muito liberal. A tal ponto que quem quiser aprender liberalismo popular genuino aprende muito mais facilmente na doutrina da Igreja Catolica e no seu Catecismo do que nos livros do Hayek. Nem tem comparacao.

Por isso, em Portugal ha de tudo, desde gente a mais decente ate' gente a mais indecente. Esta educacao de base do povo portugues, extraordinariamente liberal, contrasta com a educacao do povo nos paises protestantes. Nestes paises as pessoas sao educadas de uma forma muito rigida e igual para todos, de acordo com os preceitos rigidos do Evangelho, e nao de acordo com uma interpretacao humanizada e muito liberal do Evangelho como e' a doutrina catolica.

Daqui resulta que nos paises protestantes, sendo a educacao do povo muito igualitaria e decente, se possa depois dar ao povo liberdade de expressao porque se espera que essa liberdade seja utilizada dentro dos limites da decencia, como geralmente acontece. Diferentemente em Portugal onde a liberdade de expressao vai permitir que se exprima em publico gente decente e gente indecente e, a prazo, gente indecente somente, a qual acaba por afastar da cena publica a gente decente. O resultado e' que sempre que Portugal viveu em democracia, a prazo, o pais passou uma imagem publica de indecencia, a qual so numa pequena parte corresponde a realidade do seu povo.

E' o que esta' agora a acontecer com o caso Freeport. Entao visto de fora o caso ate arrepia. Se ate o primeiro-ministro e' suspeito de corrupcao imagina-se como serao os outros 10 milhoes de portugueses. Como e' que seria tratado o caso Freeport no Canada? A primeira noticia a vir a publico sobre o caso seria anunciada pelas autoridades policiais, e seria uma das duas seguintes: Ou para anunciar que o primeiro ministro estava preso por acto de corrupcao cujas provas estavam ja' em poder da policia; ou para anunciar que estava preso para ser entregue aos tribunais um cidadao que caluniou o primeiro ministro. E' assim que agem as pessoas decentes. Pelo contrario, as pessoas indecentes caluniam indefinidamente sem nunca apresentarem provas definitivas do objecto das suas calunias.
.
PS.: Como se ve, ja comecei a encontrar a verdade. A decencia esta aqui. Isto e muito melhor que os burros, os carneiros e os leitoes que o Ramalho foi buscar a Holanda, ja para nao falar no instituto de surdos-mudos.

Sem comentários: