A homossexualidade é normal? O Cardeal D. José Saraiva Carvalho diz que não, mas a Ilga afirma que o Cardeal não sabe do que está a falar.
A resposta a esta pergunta depende inteiramente do que se considera normal. Se considerarmos normal aquilo que é mais frequente e até esperado, então a homossexualidade não é normal. Contudo, se alargarmos a definição de normal, no âmbito sexual, a qualquer prática consentida entre adultos, então a homossexualidade poderá ser normal. Pelo menos é tão normal como o exibicionismo, o voyeurismo, o S&M ou o fetichismo.
O debate sobre a normalidade ou anormalidade não contribui muito, porém, para esclarecer a questão do casamento dos homossexuais. O que importa, sobre este assunto, é esclarecer que a união heterossexual é qualitativamente diferente da homossexual porque a primeira é sagrada e a segunda não.
Porquê? Porque através da procriação podemos atingir a imortalidade, ou Deus, enquanto, na ausência de procriação, estamos apenas a falar dos sentidos e das emoções, do que é limitado e mortal. É por este significado sagrado da união heterossexual que a Igreja nunca se poderia eximir a este debate.
PS: A reacção da Ilga é tipicamente lusitana, não contesta as ideias e apenas ataca a pessoa, como Pedro Arroja poderia ter previsto.
Sem comentários:
Enviar um comentário