12 fevereiro 2009

Diz-me com quem andas


Num post anterior, afirmei que, entre todos os blogues de direita, o mais representativo da esquerda é o Blasfémias. Pretendo neste post fornecer evidência empírica para esta tese, deixando para outra altura a sua fundamentação em termos teóricos.

Como ponto de partida, tomo como critério acerca da relação entre culturas aquele que foi definido por Allan Bloom aqui. Não é possível a convivência entre duas culturas diferentes. A convivência pacífica só é possível entre quem partilha as mesmas raizes, as mesmas origens, os mesmos pressupostos e os mesmos fundamentos, por outras palavras, entre aqueles que possuem uma cultura comum. Pelo contrário, o modo de relacionamento normal entre quem pertence a culturas diferentes é a incompreensão mútua, e, a prazo, a rivalidade, a hostilidade e a dominação de uma pela outra - nunca a convivência pacífica.

Por isso, decidi fazer uma pequena investigação sobre as opiniões valorativas que são emitidas no Blasfémias acerca de outros blogues. Opiniões de aceitação mútua (vg. simpatia, apreço, desejo de sobrevivência) significam que eles pertencem à mesma cultura. Opiniões de rejeição (hostilidade, rivalidade, desejo de exterminação) significam que pertencem a culturas diferentes. Escolhi, para o efeito, blogues inequivocamente de esquerda.

Jugular: aqui. (Note também a referência ao Cinco Dias)
A Origem das Espécies: aqui.
Arrastão: aqui.
A Destreza das Dúvidas: aqui.
Sim no Referendo: aqui.
(O leitor pode dar-se ao trabalho de prosseguir o exercício. Escolha um blogue que considera de esquerda. No caso de o blogue ser constituido por um só autor, ou dois, considera-se o blogue identificado com o seu único autor, ou com qualquer dos dois. Procure uma opinião no Blasfémias sobre o blogue (ou sobre o seu autor único, ou um dos dois). No caso de não existir, passe adiante. Retenha só os casos em que existe opinião.)

Sem comentários: