14 fevereiro 2009

crendices

Do ponto de vista dos ideais do Iluminismo, a crença na teoria da evolução não é muito diferente da crença no Génesis ou em qualquer outro mito criacionista. A verdade é que os níveis de crença no darwinismo foram obtidos através do conformismo social (quem não acredita em Darwin é ignorante e retrógado) e não através do uso da Razão para compreender a teoria. O Iluminismo falhou. Limitou-se a substituir um dogma por outro. O facto de o novo dogma ser verdadeiro não é motivo para celebrações.

Caro Joãomiranda,

O Iluminismo não falhou porque não se destina à populaça. Li com muito interesse a sua tese sobre a fé nas conclusões da ciência e dou-lhe razão, essa fé é idêntica à crendice.
Apenas discordo da sua conclusão de que o Iluminismo falhou porque penso que o racionalismo não está ao alcance das massas. As elites é que se devem dedicar à procura da verdade, através da razão, e depois divulgar e “impor” as suas conclusões à populaça. É para isso que serve a autoridade.
Repare, caro amigo, como 200 anos depois da medicina ter adoptado um paradigma científico, a populaça continua a acreditar nas medicinas alternativas, na bruxaria, nas mezinhas, etc. Como médico, este facto surpreende-me, mas também me ajuda a compreender como é inútil tentar converter a plebe à ciência.
É por esta razão que a extinção das elites, através da massificação do ensino e da destruição dos valores e das tradições de um povo, conduz inevitavelmente à barbárie, mas isto, seguramente, não será novidade para si.

ABÇ,
Joaquim

Sem comentários: