O projecto iluminista baseia-se numa ideia simples: não devemos acreditar por acreditar, devemos acreditar apenas naquilo que a Razão revele como verdadeiro. Isto implica que a busca da verdade é uma tarefa pessoal. Cada um tem que seguir um percurso intelectual que o leve à verdade.
O darwinismo tornou-se um simbolo do projecto iluminista. Darwin conseguiu encontrar uma solução naturalista e racional para o problema das origens. Por comparação, os mitos religiosos das origens são considerados retrógrados. Quem ainda acredita nesses mitos é considerado um ignorante. Darwin é portanto um símbolo da superioridade da Razão sobre a Fé. Acredita-se que o projecto iluministas triunfou sobre o obscurantismo e é apenas uma questão de tempo até que todos sejam iluminados pela nova verdade.
Por tudo isto, é irónico que a influência de Darwin seja medida pela percentagem de pessoas que acredita no darwinismo:
Half of Britons do not believe in evolution, survey finds
Do ponto de vista dos ideais do Iluminismo, a crença na teoria da evolução não é muito diferente da crença no Génesis ou em qualquer outro mito criacionista. A verdade é que os níveis de crença no darwinismo foram obtidos através do conformismo social (quem não acredita em Darwin é ignorante e retrógado) e não através do uso da Razão para compreender a teoria. O Iluminismo falhou. Limitou-se a substituir um dogma por outro. O facto de o novo dogma ser verdadeiro não é motivo para celebrações.
Sem comentários:
Enviar um comentário