28 fevereiro 2009

a candeia


A ideia principal numa sociedade de tradição católica é a ideia de verdade, ao passo que na sociedade de tradição protestante é a ideia de justiça.
.
Como é que a sociedade católica chega à verdade? E como é que a sociedade protestante chega à justiça? Qual é a candeia que lhes alumia o caminho num caso e noutro?
.
A resposta é a razão, no caso da sociedade católica, e a tradição, no caso da sociedade protestante.
.
Considere-se a seguinte questão, que é uma questão de verdade: "A terra gira à volta do sol, ou o sol à volta da terra?". A resposta a esta questão obtém-se pela razão. Considere-se, agora a seguinte questão, que é uma questão de justiça: "Um homem cometeu um homicídio voluntário e planeado. Que pena lhe aplicar, três meses ou vinte anos de cadeia?". Não existe maneira de a razão (a razão pura no sentido kantiano, ou a razão cartesiana) dar resposta a esta questão.
.
A única resposta possível e a única resposta justa (fair), obtém-se olhando para pena que, em condições semelhantes, foi aplicada no passado, isto é, olhando para a tradição. E se a tradição indicar que a pena para estes casos esteve sempre muito mais próxima dos vinte anos de cadeia do que dos três meses, então, a solução justa consiste em aplicar ao homicida deste caso uma pena de vinte anos ou aproximada. Só assim a pena será justa (fair, equitable). Ninguém terá razão para se queixar, nem os familiares da vítima, que provavelmente prefeririam uma pena mais pesada, nem o homicida, que preferiria uma pena mais leve. A pena de vinte anos é a pena que todos os homicidas levaram em condições semelhantes.
.
A candeia que alumia o caminho da sociedade católica é a razão. A candeia que alumia o caminho da sociedade protestante é a tradição. As sociedades de tradição católica põem mais ênfase na razão, são mais racionalistas. Pelo contrário, as sociedades de tradição protestante colocam mais ênfase na tradição, são mais tradicionalistas. Mais precisamente, a elite de uma sociedade católica pura - a classe dos professores - é uma elite racionalista, já que não se pode esperar uma utilização judiciosa da razão entre o seu povo. Pelo contrário, a elite de uma sociedade protestante pura - a classe dos juristas - é uma elite tradicionalista, já que não se pode esperar uma interpretaçao sábia da tradição entre o seu povo.

Sem comentários: