19 dezembro 2008

o custo da trapalhice


A taxa de juro das obrigações do Estado alemão a dez anos está em 3%. Este é o preço que os investidores cobram ao Estado alemão para o financiar. A Alemanha é o baluarte da confiança na Europa. Todos os outros Estados europeus pagam mais de 3% para se financiarem, e a diferença é o spread (ver aqui). O spread para Portugal é 1%, isto é, o Estado português paga 4% ao ano (33% mais que a Alemanha) para se financiar a dez anos nos mercados internacionais e a Grécia, com um spread de 2.3%, paga mesmo 5.3%, quase o dobro da Alemanha.
.
O spread de 1% que neste momento se aplica a Portugal é uma medida da desconfiança relativa que os investidores nutrem por Portugal face à Alemanha e tem vindo a aumentar. A minha questão neste post é a seguinte: quanto custa anualmente aos portugueses essa desconfiança relativa? As contas são fáceis de fazer: basta aplicar o spread de 1% à dívida externa portuguesa que é de 344 mil milhões de euros (ver aqui). O resultado é 3.44 mil milhões de euros (cerca de 700 milhões de contos).
.
Por outras palavras, por não serem pessoas tão fiáveis como são os alemães, os portugueses pagam anualmente aos seus credores estrangeiros um prémio de 3.44 mil milhões de euros, ou 2% do PIB. São 344 euros por cabeça e por ano, o custo da trapalhice.

Sem comentários: