02 novembro 2008

deve estar cheia de ´queijo´


Este rapaz é deputado da democracia portuguesa.
.
Tornou-se deputado aos 23 anos e tem agora 24.
.
Acabou de sair fresquinho dos bancos da escola, do curso de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
.
Possui todo o ar de betinho do Porto, o menino-mimado a quem a situação económica dos pais permite prolongar a adolescência indefinidamente, às vezes para toda a vida. (Nota: Na minha estimativa o Porto é, de longe, a cidade que mais meninos-mimados produz para a política em Portugal).
.
Nunca foi sequer eleito, mas entrou para o Parlamento por força de uma lei imensamente democrática que permite a rotatividade dos lugares entre os membros do mesmo partido, a fim de que o tacho possa ser repartido por todos.
.
Numa entrevista ao Expresso em Dezembro declarou que o Parlamento está cheio de "cinquentões enfatiotados que não representam o país". Para "quebrar a rotina" decidiu levar para a Assembleia jeans e sweat-shirts, que cobre com uma camisa de ganga. (Veja-o aqui e aqui no seu fato de trabalho e aqui exibindo a fatiota domingueira). "Não contem comigo para usar camisa!", declarou ele. "Nem para fazer a barba, lavar o rabo, os sovacos e a pila, que deve estar cheia de 'queijo'", acrescentaria eu, julgando-o pelo aspecto exterior.
.
Este puto, que nunca fez nada na vida, vivendo sempre à custa dos pais e dos contribuintes que lhe pagaram os estudos, já aprendeu a fazer declarações grandiosas e na mesma entrevista declarou enfatuado: "O esforço de contemporização com o sistema atingiu os limites".
.
A prioridade da agenda política deste queque maltrapilho consiste em defender o "direito ao sucesso para todos" e o momento mais alto da sua carreira política foi a Invasão do Teatro Rivoli: "Foi uma acção poético-política. Entre os que estavam cá fora, como eu, e os ocupantes do Teatro, circulavam poemas a toda a hora. Foram momentos muito felizes".
.
Que contribuição à sociedade se pode esperar de um fedelho destes - mesmo que ele um dia se faça homem -, que ganha já vários milhares de euros ao mês e dentro de uma dúzia de anos, aos trinta e cinco de idade, pode já estar reformado para a vida com todos os privilégios?
.
Quando um dia a democracia cair, eu estou certo que este pateta fará parte do álbum de exemplos para explicar às gerações vindouras porque é que, em Portugal, a democracia não conseguiu funcionar.
.
Já agora: veja o leitor se descobre entre os deputados das democracias protestantes um pacóvio semelhante a este.
.
(Nota: os elementos citados sobre a entrevista ao Expresso foram recolhidos aqui)

Sem comentários: