19 outubro 2008

Multidão


"Foi aqui aflorado um tema interessante e que merecia melhor debate: a suposta descolagem da realidade quotidiana versus crise económica global. Afinal quem tem comportamentos esquizofrénicos. A multidão com comportamento de rebanho, absorvida na sua vidinha diária, ou os economistas e quejandos que perdem tempo com gráficos, números e predicções do futuro?", leitor do PC numa caixa de comentários anterior.

A propósito de se ter afirmado que as grande superfícies portuguesas continuam cheias de consumidores ávidos de puxar da carteira.

Aliás, é interessante verificar que enquanto nos EUA e na Zona Euro o consumo já está em contracção face ao ano anterior (a famosa taxa homóloga), em Portugal os últimos dados referentes às vendas a retalho indicam que o consumo continua a aumentar 1,5%! Ou seja, será que Portugal é um oásis no deserto? Não, desta vez, todos nós, incluindo o estimado Prof. Braga de Macedo, facilmente concluiremos que não. Em Portugal, a produção industrial também está em queda (em linha com a Europa), o endividamento externo está muito pior que a média da Zona Euro (quase 100 vezes superior) e o PIB cresce a ritmo inferior. A única coisa em que realmente continuamos a bater a Europa é no consumo. Infelizmente, somos uns inconscientes.

Sem comentários: