24 setembro 2008

A única excepção



A propósito deste post do Joaquim lembrei-me de um episódio a que assisti em directo no início dos anos oitenta quando vivia no Canadá. Envolvia a Simone de Beauvoir e um intelectual americano já de certa idade, e cujo nome não me recordo.

A Simone de Beauvoir (na imagem) tinha vindo a público divulgar um affaire que mantivera com o homem durante um curto espaço de tempo em que ele vivera em Paris. Ora, acontece que o homem era casado e tinha filhos. Ficou indignado. E respondeu-lhe assim nos jornais (cito de memória): "Ao longo da minha vida, deitei-me com muitas putas em todos os países do mundo por onde passei. Todas elas tiveram a dignidade de guardar para elas aquilo que fizeram comigo na intimidade. A única excepção foi a Simone de Beauvoir".

Sem comentários: