24 setembro 2008

os intelectuais

O que é um intelectual? Um intelectual é uma puta de calças. É um indivíduo que utiliza a sua inteligência e capacidade analítica para a realização de objectivos pessoais, através da exploração dos outros. As putas fazem o mesmo mas com o corpo.
Para chegar a esta definição eliminei dos intelectuais as classes profissionais: médicos, advogados, engenheiros, professores e quaisquer outras actividades que dependam de um exercício intelectual confinado a uma profissão. Não são reconhecidos como verdadeiros intelectuais.
Depois eliminei também os eruditos e académicos puros que passam a vida a estudar ideias e conceitos abstractos, mas que não são prosélitos nem propagandistas. Também estes não são reconhecidos como intelectuais, talvez por falta de exposição pública.
Sobraram, então, os verdadeiros intelectuais. Uns tipos que se cultivaram, menos do que o que apregoam, e que utilizam os seus conhecimentos, capacidade de persuasão e inteligência para conquistarem reconhecimento e mordomias através da exploração dos sentimentos e das emoções da populaça. Populaça por quem nutrem um profundo desprezo.
Apesar desta comparação não pretender diminuir os intelectuais, receio que as putas se possam sentir ofendidas. Pelos menos estas estão dispostas a satisfazer os compromissos que assumem, enquanto os intelectuais prometem mundos e fundos mas, no final, quem se fornica é o povo.

PS: A grande figura de intelectual da minha juventude é Jean-Paul Sartre.

Sem comentários: