20 setembro 2008

de vão-de-escada


Esta brincadeira deste comentário revela o estado de neutralidade moral que é normalmente conducente às maiores calamidades, e que o Mário tem frequentemente referido aqui e, sobretudo, aqui.

As causas substanciais que deram origem aos insultos não são analisadas, nem sequer mencionadas. As consequências dessas causas, isto é, os insultos, é que merecem relevância. E o autor acaba a pronunciar julgamento moral sobre os intervenientes, colocando-os a ambos numa situação de igualdade, e a ele próprio numa posição de superioridade moral de juiz - ele que, como referi acima, parece não ligar nada à moral.

E, do alto da sua alegada superioridade moral, ainda acaba a dar conselhos como se estivesse a tratar com um menino de escola - a mim que, provavelmente, tenho idade e currículo para ser pai dele. Os modernos moralistas não ligam nada à moral. É coisa que não lhes interessa, excepto quando a podem utilizar instrumentalmente para os fazer parecer bem. Como é o caso.
.
Portanto, para o jornalista autor do comentário no Jornal de Negócios, aqui fica a minha reacção. Engula lá o seu moralismo porque é um moralismo de vão-de-escada. A moral só é invocada por si quando o faz parecer bem, e parecer mal os outros, e não como critério de julgamento imparcial dos comportamentos humanos.
.
A minha reacção não vai por e-mail.

Sem comentários: