16 julho 2008

livre-arbítrio

O que significa dizer que fomos criados à imagem de Deus? É uma bela metáfora para explicar que temos livre-arbítrio e que somos senhores do nosso próprio destino. Significa que superamos o determinismo materialista e que portanto já não somos simples bestas. Somos agentes morais, responsáveis pelas nossas acções.
Sem livre-arbítrio a moral não existe. Ninguém pode atribuir bondade ou malícia aos fenómenos da natureza, ao comportamento das plantas ou dos animais. A dimensão moral do comportamento humano depende da liberdade.
Ora em que medida é que Deus confere livre-arbítrio aos homens? Em que medida é que nos criou à Sua própria imagem? O determinismo materialista depende do tempo e do espaço, ao contemplar a eternidade (Deus) a razão humana escapa ao determinismo materialista e fica apenas submetida ao logos, intemporal e imaterial. O nosso corpo permanece ligado à terra, mas o nosso espírito liberta-se, em Deus.
O instinto religioso está na génese da liberdade. A única diferença entre nós e os outros animais é a nossa capacidade de fascínio pela eternidade (instinto religioso), por Deus, e a ânsia simultânea de imortalidade.
O sentimento de dualismo corpo/alma surge deste fenómeno que descrevi e que, no meu ponto de vista, não constitui qualquer erro (só se for o erro de Damásio). É um elemento essencial da humanidade e até um requisito indispensável porque a liberdade é um fenómeno do espírito.

Genesis:
27
So God created man in his own image, in the image of God he created him; male and female he created them.

Sem comentários: