Portugal é onde os portugueses têm mais possibilidades de crescerem e de se multiplicarem, isto é: de terem sucesso. Esta afirmação, apesar dos tempos difíceis que atravessamos, parece-me continuar a ser verdadeira.
As nossas características genéticas estão adaptadas ao meio ambiente e à cultura nacional e portanto, em Portugal, sobrevivemos com menor esforço. A importância do meio torna-se (pateticamente) óbvia quando consideramos a possibilidade de nos radicarmos em áreas remotas, como no Pólo Norte, ou na África equatorial, mas também é relevante se nos quisermos radicar em Espanha ou em França.
Em Portugal falamos a língua com fluência, os vocábulos estão associados a emoções que compartilhamos com os outros portugueses, percebemos com mais facilidade as intenções dos outros e conseguimos prever, até certo ponto, as suas reacções.
Muitos dos portugueses que emigraram conseguiram sucessos notáveis, mas não devemos esquecer que já eram pessoas excepcionais à partida. Para a maioria dos portugueses, contudo, a emigração é apenas uma solução de recurso, quando a Pátria se torna madrasta.
Para que Portugal continue a apresentar vantagens para os portugueses, é muito importante que cultivemos o melhor da nossa cultura e que nos integremos no Espírito Lusitano.
Sem comentários:
Enviar um comentário