28 junho 2008

ngonga

Comecei a ler um livro muito interessante do Martin Page, o autor de “The First Global Village” (agora traduzido), intitulado The Company Savage. O Martin Page é um antropólogo que passou longos anos em África a estudar as sociedades tribais e que, neste livro, aplica os seus conhecimentos de tribalismo à análise das organizações empresariais.
Esta abordagem interessa-me imenso. Há muitos anos que leio tudo o que posso sobre o comportamento humano nas sociedades primitivas e procuro sempre tirar ilações que me ajudem a compreender o nosso comportamento actual. A nossa espécie, com 150 a 200.000 anos, só se civilizou nos últimos 5 a 10.000 anos e portanto mantemos muitos comportamentos “do antigamente”.
Eis um exemplo tirado do livro do Martin Page. Nos campus das grandes multinacionais, o gabinete do CEO localiza-se quase sempre no edifício mais alto, localizado no perímetro oriental, para receber o efeito do sol nascente. Exactamente a localização do “palácio real” nas tribos africanas.

Sem comentários: