26 março 2008

Listas de espera


A edição de hoje do Jornal de Negócios dá conta de que o Governo se prepara para criar um sistema de incentivos para acabar com as listas de espera dos serviços de oftalmologia nos hospitais públicos. Pelo teor da notícia, o sistema será semelhante àquele que vigora nos transplantes e que muita tinta fez correr recentemente a propósito daquele santo médico chamado Eduardo Barroso. Acho isto muito giro - dar prémios para pôr os médicos a trabalhar! Mas o que é isto?!?
Em Portugal, os médicos são, provavelmente, a classe profissional mais bem paga e mais protegida da concorrência. Ganham fortunas. Portanto, o que o Estado devia fazer era obrigar os médicos a cumprir os horários para os quais foram contratados. E a pagar "à peça" aos valores de mercado. As listas de espera desapareceriam num instante. Se os médicos não gostarem, fora com eles! Não faltam médicos capazes por esse mundo fora. Agora, pagar prémios de "produtividade" para encher os bolsos a meia dúzia de espertalhões, francamente, isso não.
PS: parece que alguns "artistas plásticos" inventaram uma artimanha para aldrabar o sistema de identificação pessoal introduzido nos hospitais públicos para acabar com a preguicite de alguns: dedos de gesso! Fantástico, não é?! A criatividade não tem limite.
PS2 (16h40): telefonou-me agora mesmo um dos artistas plásticos a informar que não é gesso...afinal, são dedos de silicone!

Sem comentários: