26 março 2008

against capitalism

Não sei se Stiglitz é um génio ou não porque para ganhar um prémio Nobel não é necessário génio, apenas longevidade, esquerdismo e toneladas de PC (politicamente correcto). Contudo, que o homem pensa é inegável.

Basta ver, por exemplo, a sua proposta para congelar os bónus dos gestores por 10 anos, de modo a que se as empresas vierem a sofrer perdas nesse período, se possam deduzir dos bónus as respectivas penalizações.

"The solution is not so much to cap the bonuses, but to make sure that they share the losses as well as the gains – for instance, holding the bonuses in escrow for 10 years; if there are losses in the second or third or fourth years, the bonuses would be reduced appropriately."

É uma bela ideia e eu permito-me, humildemente, acrescentar que o mesmo deve ser feito com os prémios Nobel. Ficarem em carteira por dez anos. Se entretanto os premiados produzissem declarações afrontosas do bom senso, o prémio seria retirado ou encolhido para uma simples menção honrosa. Stiglitz, por muitas das declarações que tem proferido, já teria perdido o seu.

Sem comentários: