27 março 2008

liberal, mas não estúpido

Já há uns dias, sob o mesmo título que este post copiou, Pedro Lomba deu à estampa um artigo onde esclareceu que o projecto legislativo do PS limitador do uso de piercings reflectia uma posição liberal inteligente. Isto, na medida em que cabe ao Estado, segundo Pedro Lomba, a atitude moralizadora de «racionalizar de algum modo as (...) escolhas» absurdas de alguns cidadãos. Entre elas, naturalmente, meter piercings na língua. Defender o contrário, o uso livre desses execráveis adornos, até pode ser liberal, mas é certamente estúpido.

Hoje, Pedro Lomba volta a zurzir no estúpido do capitalismo e nas suas crises absurdas, como a que vivem actualmente os mercados financeiros, cuja explicação ele atribui aos «governos e (...) políticos que desregulamentaram os mercados financeiros e não intervieram a tempo para abortar a espiral de loucura». Ser liberal inteligente é, pois então, exigir a regulamentação política dos mercados financeiros, para evitar crises estúpidas. Ser liberal estúpido é pretender o inverso. Claro.

Apesar da explicação adiantada, Pedro Lomba considera-se ainda pouco esclarecido sobre essa crise, ou melhor, não compreende as explicações, sempre contraditórias, que os liberais estúpidos costumam inventar nestas ocasiões. A fim de lhe poder ser útil, sugiro-lhe a leitura deste brilhantíssimo texto de Luís Aguiar Santos. É certo que trata de uma outra crise, também ela estúpida, do capitalismo, mas se o ler até ao fim com atenção, verá que ajuda.

Sem comentários: