01 dezembro 2007

A atitude racional



Conforme argumentei no post anterior, os preconceitos representam a sabedoria acumulada que os nossos antepassados nos legaram e que nós utilizamos de forma automática. Dizer que os preconceitos são irracionais constitui uma grande pretensão da nossa parte. Na realidade, tal equivale a afirmar que a sabedoria acumulada por muitos milhões de pessoas que viveram antes de nós e tiveram de se defrontar com os mesmos problemas que nós, encontrando soluções para eles - e soluções cuja eficácia a experiência de séculos frequentemente comprovou - são inválidas, e que, pelo contrário, somos nós, os da geração presente - aqueles acerca de cuja sabedoria a experiência ainda nada comprovou - que possuímos as boas soluções.

Como não parece racional admitir que a geração presente - que ainda anda a aprender e a experimentar a vida - saiba mais e melhor acerca dos problemas permanentes da natureza e da vivência humana do que centenas de gerações anteriores - que já a viveram -, então a atitude verdadeiramente racional consiste em adoptar, pelo menos provisoriamente, o conhecimento herdado - o preconceito - em lugar de o rejeitar.

O tema da homossexualidade é a este respeito ilustrativo. Este é um tema recorrente na história da humanidade. A solução herdada do passado - o preconceito - a respeito da homossexualidade é a da sua rejeição - e esta é a solução racional. Na realidade, não existem muitos problemas acerca da humanidade onde seja possível descortinar tão facilmente a racionalidade que presidiu às soluções adoptadas pelos nossos antepassados - e que eles nos legaram sob a forma de reacções automáticas, ou preconceitos - como o problema da homossexualidade.

Nas soluções que adoptaram aos problemas que encontraram na vida, os nossos antepassados não foram diferentes de nós - eles foram guiados, em primeiro lugar, pela necessidade da sua própria sobrevivência e, em segundo lugar, pelo desejo da sua prosperidade. Por isso, eles nunca poderiam ter aceite a homossexualidade como uma regra geral de comportamento humano.

Na realidade, no dia em que os nossos antepassados tivessem aceite a homossexualidade como regra geral do comportamento humano teria sido o dia em que a sua cultura - ou, mais geralmente, a humanidade - teria iniciado o caminho para a sua própria extinção. A atitude racional em relação à homossexualidade está, portanto, do lado do preconceito, que implica a sua rejeição como regra geral de comportamento - não a sua aceitação.

Sem comentários: