08 novembro 2007

não muda

Porque que razão mudam os governos e os governantes, e os problemas do país continuam sem solução, ao ponto das pessoas estarem permanentemente insatisfeitas com quem as governa, e os governos a mudarem com frequência?

Por uma razão muito simples: as questões que subjazem aos ditos problemas não são, por natureza, da competência dos governos e não deviam estar no âmbito das suas funções de soberania. Daí eles serem verdadeiramente incompetentes para lhes oferecerem solução.

Por isso, quem quiser melhorar o país a partir do governo, tem de rever as funções do Estado e remeter doses substanciais de poder público para o domínio privado, isto é, para o mercado.

A esquerda não cumprirá nunca um programa reformador desta natureza. Ela é, por definição, estatista e defensora do Estado Social, onde julga deverem caber todas as manifestações da vida em sociedade. Só o liberalismo e a direita conservadora poderão fazê-lo, como, num passado não tão longínquo quanto isso, fizeram com Reagan, Thatcher e Aznar.

Sem comentários: