O economista Gary Becker recebeu recentemente das mãos do Presidente Bush a Presidential Medal of Freedom, a mais alta condecoração civil concedida pelo Governo americano. Gary Becker é um economista distinto e talvez o mais ilustre representante vivo da chamada Escola de Chicago, o baluarte do liberalismo moderno.
Gary Becker merece todas as distinções que se possam conceder em Economia - e ele já recebeu várias, incluindo o Prémio Nobel (1992). Porém, na minha opinião, ele não merecia a Medal of Freedom. A partir de 2004, coincidente com o início da Guerra do Iraque, Becker veio a público (por exemplo, aqui) defender o conceito de guerra preventiva. Mesmo num homem com a sua craveira intelectual, as suas lealdades judaicas acabaram por prevalecer sobre a racionalidade e a liberdade, que são dois valores que ele sempre defendeu ao longo da sua carreira.
A guerra preventiva, quando transformada em princípio, seja entre nações seja entre pessoas, - o princípio segundo o qual "eu vou submeter-te, antes que tu me submetas a mim" - conduz directamente à opressão, não à liberdade - excepto para os mais fortes. Foi este princípio que Hitler utilizou também para invadir os países vizinhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário