12 outubro 2007

Não

São daquelas frases bonitas que nós ouvimos primeiro na adolescência e que nos ficam para sempre a pairar no espírito. Aconteceu comigo em relação à frase do Padre António Vieira: "O Não é uma palavra terrível".

Hoje, parece-me uma mera tirada - e uma tirada horrível. Se eu tivesse de escolher uma palavra - e a correspondente atitude - que é a mais importante na vida, eu escolheria Não. E se me fosse pedido para escolher uma palavra, dentre todo o léxico, que mais associada estivesse ao ideal de liberdade, eu escolheria ainda: Não.

E se me fosse perguntado ainda para quem, entre homens e mulheres, essa palavra e a correspondente atitude é mais importante, eu responderia, sem hesitar: para as mulheres, a grande distância dos homens. Foi assim, pelo menos, que eduquei as minhas filhas: "A mais importante palavra na vida é Não".

Sem comentários: